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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBRACHT, V.
dc.date.accessioned2018-08-01T21:36:22Z-
dc.date.available2018-08-01
dc.date.available2018-08-01T21:36:22Z-
dc.identifier.citationFARIA, B. A., AS RELAÇÕES DE RECONHECIMENTO SOCIAL NA CULTURA ESCOLAR: UM CAMINHO PARA A COMPREENSÃO DA CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DOCENTESpor
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/7221-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.titleAS RELAÇÕES DE RECONHECIMENTO SOCIAL NA CULTURA ESCOLAR: UM CAMINHO PARA A COMPREENSÃO DA CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DOCENTESpor
dc.typemasterThesisen
dc.contributor.memberALMEIDA, F. Q.
dc.contributor.memberFERRACO, C. E.
dc.contributor.memberFENSTERSEIFER, P. E.
dcterms.abstractO trabalho tem como objetivo analisar e compreender as relações intersubjetivas travadas na cultura escolar a partir do diálogo com a teoria do reconhecimento social de Axel Honneth. As discussões desenvolvidas no decorrer do mesmo dizem respeito à investigação realizada no contexto de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Vitória/ES, durante o ano letivo de 2011. O processo de investigação desenvolveu-se a partir da pesquisa etnográfica, bem como por entrevistas com dez professores, uma pedagoga e uma coordenadora da escola, que foram sujeitos do estudo. O desenvolvimento da argumentação será desdobrado em três partes. Inicialmente, apresenta-se uma discussão teórico-metodológica, a qual busca delimitar o objeto de análise, discutir os pressupostos conceituais da teoria do reconhecimento social e discorrer sobre o processo de desenvolvimento da investigação. No segundo momento, expressa a análise dos mecanismos de formação da identidade docente a luz da compreensão das relações intersubjetivas de reconhecimento na comunidade de valores da escola. Num terceiro momento, analisa como a condição de segunda classe das disciplinas de Artes, Educação Física e Língua Inglesa impactam no processo de afirmação e reconhecimento da identidade de seus professores. Nas considerações finais, discorre sobre o processo de devolutiva dos dados e das possíveis intervenções na cultura da escola a partir das análises elaboradas pelo trabalho de investigação.por
dcterms.creatorFARIA, B. A.
dcterms.formatapplication/pdfpor
dcterms.issued2012-04-19
dcterms.subjectIdentidade Docentepor
dcterms.subjectCultura Escolarpor
dcterms.subjectReconhecimentopor
dcterms.subjectAxel Hopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.publisher.courseMestrado em Educação Físicapor
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