Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7237
Título: PERSPECTIVAS DE GESTÃO PARTICIPATIVA NO SETOR DE ESPORTE E LAZER DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE VITÓRIA-ES
Autor(es): SANTOS, M. I.
Orientador: BORGES, C. N. F.
Data do documento: 22-Mar-2013
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: SANTOS, M. I., PERSPECTIVAS DE GESTÃO PARTICIPATIVA NO SETOR DE ESPORTE E LAZER DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE VITÓRIA-ES
Resumo: Este estudo analisou os planejamentos e execuções de políticas de esporte e lazer desenvolvidas nas gestões da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Vitória no período 2005-2012, buscando compreender os fatores que promovem o distanciamento do modelo de gestão pautado na participação cidadã. Importante nessa intencionalidade é a discussão sobre modelos diferenciados de gestão, que primem pela descentralização, participação cidadã e intersetorialidade, todas as categorias emergentes a partir da década de 1980. Trata-se de ume estudo qualitativo, que contou com a pesquisa documental em fontes coletadas no setor de esporte e lazer e no conselho municipal, além de entrevistas a gestores e conselheiros. No modelo de análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2009). Entre os principais resultados, encontrou-se que o afastamento da perspectiva de gestão social no setor de esporte e lazer se deve a dois fatores: à presença de um discurso esportivista cunhado na formação de atletas e no esporte de alto rendimento; e à ausência do interesse coletivo pela apropriação do esporte e lazer enquanto direito. Apesar disso, é possível afirmar que o setor de esporte e lazer tem avançado no intuito de promover acesso destas práticas aos cidadãos, haja vista a diversidade de equipamentos, projetos e programações voltadas para a comunidade capixaba de todas as faixas etárias.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7237
Aparece nas coleções:PPGEF - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_6370_MARCEL IVAN DOS SANTOS.pdf1.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.