Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7242
Título: AÇÕES PREVENTIVAS AO USO INDEVIDO DE DROGAS E A SECRETARIA DE EDUCAÇÂO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
Autor(es): DEVENS, M. C.
Orientador: ROMERA, L. A.
Data do documento: 17-Abr-2013
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: DEVENS, M. C., AÇÕES PREVENTIVAS AO USO INDEVIDO DE DROGAS E A SECRETARIA DE EDUCAÇÂO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
Resumo: Este estudo apresenta a delimitação do problema no contexto das ações de caráter preventivo ao uso indevido de drogas no âmbito educacional do estado do Espírito Santo. A intenção deste trabalho foi responder à seguinte pergunta: Como se apresenta a atuação da Secretaria de Educação do estado do Espírito Santo - SEDU frente à questão da prevenção ao consumo abusivo de drogas? O objetivo central do estudo foi conhecer e analisar as ações preventivas ao uso indevido de drogas fomentadas pela SEDU. De uma forma mais específica, buscou-se identificar como a SEDU atua como elemento multiplicador de ações preventivas na rede. A pesquisa apresenta caráter qualitativo de abordagens exploratória e descritiva. Quanto aos procedimentos metodológicos, o trabalho desenvolveu-se a partir da combinação de: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e a pesquisa de campo. As técnicas para a coleta de dados foram a entrevista semi-estruturada e a análise documental. A análise dos dados foi desenvolvida a partir da análise de conteúdo. O ator social envolvido foi um representante que falou em nome da secretaria de educação do estado. Concluiu-se que não há ações de cunho preventivo em relação ás drogas junto às escolas desse estado e que, apesar de toda a demanda social que a temática apresenta, o que se evidencia é que muito ainda tem a ser feito no setor educacional da rede estadual de ensino. Os resultados aqui apontados demonstram a necessidade de uma nova postura dos governantes, da escola e, por conseguinte, da família frente ás políticas públicas de prevenção às drogas.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7242
Aparece nas coleções:PPGEF - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_6442_DISSERATAÇÃO FINAL-MICHELLI COUTINHO DEVENS-ok.pdf853.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.