Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7245
Título: NARRATIVAS DE ESCOLARIZAÇÃO: RELAÇÃO COM OS SABERES COMPARTILHADOS POR ALUNOS E ALUNAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Autor(es): SANTOS, V. F.
Orientador: SANTOS, W.
Coorientador: FERREIRA NETO, A.
Data do documento: 14-Jun-2013
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: SANTOS, V. F., NARRATIVAS DE ESCOLARIZAÇÃO: RELAÇÃO COM OS SABERES COMPARTILHADOS POR ALUNOS E ALUNAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumo: O trabalho caracteriza-se por ser um estudo de abordagem quanti-qualitativa. O pressuposto teórico-metodológico utilizado é o da narrativa autobiográfica e se constituirá sob uma perspectiva histórica. Tem como objetivo compreender o processo de aprendizagem de alunos e alunas em relação aos saberes compartilhados nas aulas de Educação Física, durante o período de escolarização. Para tanto, analisamos as narrativas de estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública da Serra, para resgatar suas experiências com a disciplina durante a sua vida escolar. Trouxemos como principais interlocutores o diálogo com Walter Benjamin no entendimento de narrativa, com Bernard Charlot e seus estudos sobre a relação com o saber e Michel de Certeau nas lógicas operatórias do cotidiano e da escrita da história. Os resultados mostraram que a relação com o saber e as identidades criadas para a Educação Física estão imbricadas em movimento histórico, tensionados pela lógica escolar e pelas experiências dos estudantes, o que resulta na perda do seu interesse nas aulas de Educação Física ao decorrer do processo de escolarização.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7245
Aparece nas coleções:PPGEF - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_6559_Veronica Freitas dos Santos.pdf2.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.