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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCHICON, J. F.
dc.date.accessioned2018-08-01T21:36:27Z-
dc.date.available2018-08-01
dc.date.available2018-08-01T21:36:27Z-
dc.identifier.citationCUNHA, L. M., O ESPORTE ADAPTADO COMO CONTEÚDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICApor
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/7248-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.titleO ESPORTE ADAPTADO COMO CONTEÚDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICApor
dc.typemasterThesisen
dc.contributor.memberSILVA, O. G. T.
dc.contributor.memberSA, M. G. C. S.
dcterms.abstractO estudo tem por objetivos: a) descrever e analisar o processo de sistematização e transmissão do esporte adaptado como conteúdo de ensino nas aulas de Educação Física na escola; b) identificar e analisar em que medida a prática dos esportes adaptados nas aulas de Educação Física pode favorecer o processo de inclusão das pessoas com deficiência na escola. Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, tendo como sujeitos alunos da 5a série de ambos os sexos, com idade de 10 e 11 anos, de uma escola pública, regular do ensino fundamental, do município de Vitória-ES. Evidenciam-se enquanto sujeitos da pesquisa o professor de Educação Física da turma e dois alunos com deficiência, sendo um com paralisia cerebral e um com baixa visão. Para coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: a entrevista semiestruturada, o diário de campo, a videogravação, o registro fotográfico e avaliações destinadas aos alunos sobre o tema proposto. O processo de intervenção foi realizado no período de fevereiro a junho de 2012, no acompanhamento de duas aulas semanais de Educação Física regular, totalizando 17 aulas, além de duas horas semanais de avaliação e planejamento. Esse conteúdo proposto foi tematizado a partir da transposição didática do esporte adaptado para um modelo baseado nas propostas progressistas da Educação Física. Como resultado, o estudo identifica que o esporte adaptado, sendo tematizado na escola a partir de uma abordagem que considere as necessidades educativas e que se preocupe em relacionar o aprendizado às questões sobre inclusão, mostra-se como um importante conteúdo a ser trabalhado nas escolas brasileiras pelos professores de Educação Física. Cabe evidenciar que as ações didático-metodológicas organizadas para as aulas aproximaram os alunos com e sem deficiência para a prática das mesmas atividades, proporcionou a eles o conhecimento de novas modalidades esportivas, alterou a imagem que eles tinham das pessoas com deficiência, principalmente sobre suas capacidades esportivas, e estimulou no professor da turma a iniciativa de trabalhar os esportes adaptados, enquanto conteúdo a ser tematizado em suas aulas futuras.por
dcterms.creatorCUNHA, L. M.
dcterms.formatapplication/pdfpor
dcterms.issued2013-10-22
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.publisher.courseMestrado em Educação Físicapor
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