Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7269
Título: ENTRE O MATRIMÔNIO, A BELEZA, A MODA E ESPORTES: IMAGENS DA MULHER NA REVISTA VIDA CAPICHABA (1925-1939)
Autor(es): SILVA, C. N.
Orientador: ALMEIDA, F. Q.
Coorientador: GOMES, I. M.
Data do documento: 26-Jun-2014
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: SILVA, C. N., ENTRE O MATRIMÔNIO, A BELEZA, A MODA E ESPORTES: IMAGENS DA MULHER NA REVISTA VIDA CAPICHABA (1925-1939)
Resumo: Essa dissertação tem por objetivo de estudo investigar as imagens do feminino presentes na revista Vida Capichaba, periódico de publicação quinzenal que circulou, no Estado do Espírito Santo, entre as décadas de 1920 e 1950. Diante da longevidade do periódico, optamos por concentrar nossos esforços analíticos nas décadas de 1920 e 1930, especificamente entre os anos de 1925 e 1939. Entendemos que o ideal de mulher presente na revista passou pela construção de requisitos morais e uma formação adequada para desempenhar papéis concebidos como naturalmente femininos como o casamento e a maternidade. Além dessa característica, outras práticas se fizeram ainda mais destacadas. A construção da beleza, de um corpo magro e jovem associado à valorização dos esportes e da moda, se tornaram características da nova mulher capixaba. Eficiência e delicadeza, sensualidade e obediência, maternidade e independência, agilidade e elegância, beleza e liberdade. São dualidades como essas, nas quais códigos sociais tradicionais e novos valores culturais se articulam definindo novos modos de ser, que compuseram o quadro de imagens presente na Vida Capichaba.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7269
Aparece nas coleções:PPGEF - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_7814_DISSERTAÇÃO CECILIA NUNES DA SILVA.PDF20150609-163502.pdf4.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.