Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7282
Título: O PEDAGOGO E O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA CULTURA ESCOLAR.
Autor(es): SILVA, P. A.
Orientador: BRACHT, V.
Palavras-chave: Pedagogia
Educação Física
Significados
Cultura escolar
Data do documento: 29-Mai-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: SILVA, P. A., O PEDAGOGO E O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA CULTURA ESCOLAR.
Resumo: Esta pesquisa busca investigar a relação de trabalho dos professores de Educação Física e seus respectivos pedagogos, em funções de supervisão e orientação educacional, a partir da compreensão dos significados que cada um deles atribui à disciplina Educação Física na cultura escolar, objetivando perceber de que maneira a relação de trabalho é apresentada nos discursos desses sujeitos como influenciadora da prática pedagógica do professor de Educação Física. Identifica a existência de divergências de significados atribuídos a Educação Física e percebe dificuldades na relação de trabalho, que podem influenciar a prática pedagógica desse componente curricular. O processo de investigação desenvolveu-se por meio de pesquisa do tipo qualitativa, de caráter descritivo interpretativo, foi realizada a partir de diferentes técnicas de obtenção/construção de dados, que foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Para tanto, foi necessária a apropriação do conceito de cultura escolar como apresentado pelo sociólogo francês Jean Claude Forquin, a partir da compreensão da existência de dois tipos de cultura: cultura escolar e cultura da escola, assim como a ampliação do conhecimento em relação ao papel do pedagogo enquanto supervisor e orientador educacional e o debate existente na área da formação inicial em Pedagogia. O estudo evidenciou a existência de problemas na relação de trabalho entre professores e pedagogos, atribuídos às diferentes formas de compreender e significar a Educação Física escolar e apontou a necessidade da realização de ações como seminários, formação continuada, grupos de trabalho, envolvendo os professores de Educação Física e seus respectivos pedagogos, possibilitando a produção de novos conhecimentos, a fim de qualificar as práticas pedagógicas em Educação Física na cultura escolar. A presente pesquisa espera contribuir para a ampliação do conhecimento nos campos da Pedagogia, da Educação Física e da cultura escolar.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7282
Aparece nas coleções:PPGEF - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_8905_Dissertação Paula Abreu PDF.pdf2.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.