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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMELLO, A. S.
dc.date.accessioned2018-08-01T21:36:33Z-
dc.date.available2018-08-01
dc.date.available2018-08-01T21:36:33Z-
dc.identifier.citationASSIS, L. C., "Por uma perspectiva pedagógica para intervenção da Educação Física com a EI"por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/7284-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.title"Por uma perspectiva pedagógica para intervenção da Educação Física com a EI"por
dc.typemasterThesisen
dc.contributor.memberNOFFS, N. A.
dc.contributor.memberSANTOS, W.
dc.contributor.memberFERREIRA NETO, A.
dcterms.abstractEsta dissertação tem por objeto de estudo a síntese integradora de pesquisas que utilizam a Sociologia da Infância e/ou os Estudos com o Cotidiano como referenciais epistemológico e teórico-metodológico para a intervenção da Educação Física com a educação infantil. Esses referenciais, nas pesquisas analisadas, buscam compreender as crianças como sujeito de direitos, praticantes do cotidiano, produtoras de cultura e protagonistas nos processos de ensino-aprendizagem empreendidos pela escola. O objetivo central é analisar essas pesquisas em um quadro interpretativo mais amplo, formulando sínteses integradoras que possibilitem construir uma perspectiva pedagógica para intervenção da Educação Física com a educação infantil. Para tanto, adota a Metassíntese Qualitativa (MQ) como pressuposto metodológico. A MQ busca fortalecer o papel dos estudos qualitativos, ampliando as traduções interpretativas dos textos analisados. Utiliza como fonte treze estudos publicados em forma de tese, dissertação, artigo e capítulo de livro que dialogam com a Sociologia da Infância e/ou com os Estudos com o Cotidiano. Adota a Análise de Conteúdo no processo de interpretação dos dados abordados nas dimensões contextual e temática. Em relação à dimensão contextual, realiza análises bibliométricas dos textos. Quanto à dimensão temática, estabelece quatro eixos de reflexão: concepção de criança, conteúdo de ensino, metodologia e avaliação. Com base na interpretação desses eixos, propõe uma síntese integradora para a constituição de uma perspectiva pedagógica não sistematizada para a intervenção da Educação Física com a educação infantil, que considera a centralidade das crianças nos processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos por essa área do conhecimento.por
dcterms.creatorASSIS, L. C.
dcterms.formatapplication/pdfpor
dcterms.issued2015-05-29
dcterms.subjectSociologia da Infânciapor
dcterms.subjectEstudos com o Cotidianopor
dcterms.subjectMetassíntespor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.publisher.courseMestrado em Educação Físicapor
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