Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7286
Título: " O Ensino em valores a partir das maneiras e artes de fazer: possibilidades pedagógicas para as aulas de educação física."
Autor(es): VARNIER, T. R.
Orientador: SANTOS, W.
Coorientador: SILVA, O. G. T.
Palavras-chave: Educação Física
Valores
Conteúdos
Data do documento: 25-Mai-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: VARNIER, T. R., " O Ensino em valores a partir das maneiras e artes de fazer: possibilidades pedagógicas para as aulas de educação física."
Resumo: O tempo atual vive uma notável transformação em que os fundamentos que pautam o meio em que vivemos, inclusive aqueles que nos formam, assumem um caráter volátil e relativo no que diz respeito aos valores morais. La Taille e Menin (2009) nomeiam esse rearranjo dos princípios morais como valores em crise. Ao considerarmos esse processo de apropriação de valores e o contexto em que estes estão inseridos, podemos visualizar a escola e, consequentemente, as aulas de Educação Física como lugares de fronteira, ambientes híbridos, pois acolhem uma diversidade de sujeitos com diferentes princípios e valores morais. O objetivo deste estudo é compreender o ensino em valores trabalhados nas práticas pedagógicas dos professores de Educação Física no contexto escolar. Configura-se como uma pesquisa plurimetodológica de caráter bibliográfico exploratório (GIL, 1987) e qualitativo, assumindo-se a narrativa (SOUZA, 2008) do tipo investigação-formação (SOUZA, 2007) como referencial teórico-metodológico. As narrativas são oriundas de entrevistas semiestruturadas, de registros iconográficos (imagens) e das produções bibliográficas realizadas em uma formação continuada oferecida pelo Proteoria. São colaboradores da pesquisa cinco professores de Educação Física, dos quais quatro da cidade da Serra e um de Vila Velha que sob o formato de narrativas (auto)biográficas que explicitam as práticas pedagógicas de cinco professores de Educação Física escolar. Os dados nos mostram que, em anos recentes, sob o viés de um relativismo axiológico, podemos encontrar na prática pedagógica da Educação Física escolar uma educação voltada para o ensino em valores, de forma intencional, ancorada na especificidade pedagógica da Educação Física.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7286
Aparece nas coleções:PPGEF - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_8912_Dissertação Thaise - versão final2 ok.pdf1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.