Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7307
Título: O Corpo feminino no contemporâneo: Compreensões a partir de frequentadoras de uma academia para mulheres de Vitória/ES.
Autor(es): CORREIA, C. R.
Orientador: GOMES, I. M.
Palavras-chave: Mulher
Corpo
Academias de Ginástica
Consumo
Data do documento: 28-Mar-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: CORREIA, C. R., O Corpo feminino no contemporâneo: Compreensões a partir de frequentadoras de uma academia para mulheres de Vitória/ES.
Resumo: A dissertação tem por objetivo compreender o corpo a partir das frequentadoras de uma academia exclusiva para mulheres do município de Vitória/ES. Mais especificamente, a pesquisa investiga as relações estabelecidas entre as alunas e a dinâmica cotidiana e metodológica nesta academia, os cuidados e os discursos das alunas sobre corpo, beleza, saúde e as influências do consumo de produtos e serviços nesse processo. A pesquisa se desenvolveu por meio de observações participantes na academia Contours, originária de uma rede de franquias internacional, além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as alunas, a proprietária e a professora de Educação Física. O diálogo teórico do trabalho privilegiou alguns elementos da abordagem de Gilles Lipovetsky sobre o contexto contemporâneo e as características da mulher moderna, ao mesmo tempo, contamos com as suas contribuições para refletirmos e dialogarmos sobre os elementos que perpassam o corpo feminino. Entre as considerações apontadas na dissertação, identificamos que a academia pesquisada possui equipamentos, treinamentos e atendimentos personalizados, além de adotar uma metodologia que não privilegia a interação/socialização entre as alunas. Os perfis das mesmas se assemelham as características da mulher contemporânea na abordagem de Lipovetsky, principalmente, no que se refere a sua entrada no mundo do trabalho, a desvitalização do ideal de dona-de-casa e certa autonomia corporal. As compreensões de corpo das entrevistadas se aproximam dos ideais de corpo universalizado, um padrão que envolve baixo teor de gordura e definição muscular. Já a beleza está relacionada com um bem-estar emocional, porém, ao mesmo tempo, há um grande investimento físico e financeiro em relação aos cuidados corporais.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7307
Aparece nas coleções:PPGEF - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_9741_Dissertação de Mestrado Camila Rissari Correia.pdf2.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.