Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7308
Título: A Educação Física na Educação Infantil de Serra/ES: Os saberes docentes e a prática pedagógica.
Autor(es): PERINI, R.
Orientador: BRACHT, V.
Palavras-chave: Saberes docentes
Prática pedagógica
Educação Física
Educa
Data do documento: 29-Mar-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: PERINI, R., A Educação Física na Educação Infantil de Serra/ES: Os saberes docentes e a prática pedagógica.
Resumo: Identifica e analisa os saberes docentes mobilizados pelos professores de Educação Física no contexto da educação infantil de Serra/ES e sua materialização na prática pedagógica. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter descritivo-interpretativo, que utilizou como fontes para produção dos dados as entrevistas semiestruturadas e o acesso a documentos pessoais referentes à prática pedagógica docente. O município de Serra está subdividido em seis regiões geopedagógicas. Optou-se por sortear dois professores de cada região, totalizando doze educadores que foram entrevistados no ano de 2015. Para empreender a análise dos materiais empíricos, buscou-se o aval metodológico de Macedo (2006) e Bardin (2006), que propõem a Análise de Conteúdo. Os dados analisados evidenciam que parcela significativa dos professores entrevistados estão inseridos no contexto infantil de Serra por opção ao trabalho com a criança menor. Os saberes da experiência, mediados pelas experiências docentes anteriores e, principalmente, pelos saberes que têm sido constituídos na prática situada do atual contexto de inserção, destacaram-se como fontes de referência para a mobilização, construção e ressignificação dos saberes necessários para atuação do profissional de Educação Física na educação infantil de Serra. As relações de troca, parceria e interação entre os pares constituem-se como uma fonte de saberes potente e indicam a formação continuada em serviço como importante facilitadora desta rede de saberes, apesar de pouco efetivada como uma possibilidade de fonte real no contexto estudado. Os saberes docentes são materializados na prática pedagógica por via da interação entre as crianças, o professor e o contexto cultural no qual estão inseridos. A criança e suas particularidades são o ponto de partida e chegada para os docentes decidirem suas intervenções de ensino. As lacunas do estudo ressaltam a necessidade de implementar propostas de formação continuada permanente aos professores de Educação Física e apontam para a sistematização de uma proposta curricular específica para a educação infantil no município, contemplando sua nova realidade, sobretudo a inserção das áreas de conhecimento de Arte e Educação Física.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7308
Aparece nas coleções:PPGEF - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_9742_DISSERTAçÃO O FINAL ROSILÉIA PERINI.pdf3.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.