Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7363
Título: Espaços-tempos estáticos e esfericamente simétricos na teoria de Rastall acoplado à um campo escalar.
Autor(es): SANTOS, E. C. O.
Orientador: J. C. Fabris
Palavras-chave: Relatividade Geral
Buraco Negro
Gravitação
Data do documento: 5-Set-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: SANTOS, E. C. O., Espaços-tempos estáticos e esfericamente simétricos na teoria de Rastall acoplado à um campo escalar.
Resumo: A teoria gravitacional não-conservativa de Rastall mostrou resultados interessantes em escalas cosmológicas quando comparado com o modelo ΛCDM. Ademais, no vácuo, a única solução estática e esfericamente simétrica não-trivial é a de Schwarzschild, exceto para um caso muito específico. Este trabalho apresenta novas soluções para um campo escalar canônico acoplado ao setor gravitacional em termos do parâmetro de Rastall a, onde a = 1 retorna à relatividade geral. Foi mostrado que para a = −1 e a = 0 as mesmas soluções da teoria de k-essência foram recuperadas, contudo, a função do campo escalar comporta-se diferentemente. Para a = 3/2, implicando R = 0, uma solução independente do potencial foi obtida. Soluções regulares para o potencial V(ϕ) recuperaram exatamente o mesmo resultado reproduzido em relatividade geral com campos escalares acoplados, contudo está intrinsecamente dependente da constante a. Além do mais, notou-se que toda solução que possui o traço do tensor energia-momento nulo em relatividade geral pode ser re-interpretado como uma solução da teoria de Rastall.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7363
Aparece nas coleções:PPGFIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_10250_Dissertação Final Edison Cesar de Oliveira Santos.pdf948.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.