Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7414
Título: O V de Gowin no Laboratório Estruturado de Física: Um Estudo Exploratório em uma Disciplina de Física Experimental da Graduação em Física.
Autor(es): MACIEL JUNIOR, P. O.
Orientador: FERRACIOLI, L.
Palavras-chave: V de Gowin
Física Computacional
Data do documento: 22-Mar-2010
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: MACIEL JUNIOR, P. O., O V de Gowin no Laboratório Estruturado de Física: Um Estudo Exploratório em uma Disciplina de Física Experimental da Graduação em Física.
Resumo: Este estudo exploratório mostra resultados sobre a investigação da utilização do "V" Epistemológico de Gowin em uma disciplina de Física Experimental na graduação em Física da Universidade Federal do Espírito Santo. Para o desenvolvimento desse estudo foi estruturada a implantação do "V" de Gowin na disciplina Física Experimental I para as modalidades Educador/Licenciatura e Pesquisador/Bacharelado do Currículo Novo do Curso de Física da UFES. Foi utilizado um roteiro sobre o uso do "V"de Gowin em Física Experimental e os roteiros das experiências realizadas na disciplina. Os estudantes produziram um "V" de Gowin para cada experimento, com o objetivo de explicitar a estrutura do experimento, ou seja, quais são as Questões Básicas de Pesquisa referentes aos objetivos da experiência; em que consiste o Domínio Conceitual, ou seja, os Princípios & Leis, as Hipóteses e os Conceitos envolvidos na experiência; quais são os Eventos realizados para as promover observações e coletas de dados do experimento; qual é o Domínio Metodológico utilizado, isto é, quais são os Registros dos Eventos, as Transformações necessárias, os Resultados dessas Transformações e as Interpretações possíveis a partir desses Resultados; quais são as Respostas as Questões Básicas de Pesquisa proposta e; qual a relevância dessas Respostas e de todo o experimento estudado. Para analisar os "V"s de Gowin produzidos utilizaram-se critérios de avaliação baseados em par^ametros que valorizam a articulac~ao dos aspectos do "V". Com a conclus~ao do estudo, foi possvel analisar as habilidades e di-culdades apresentadas pelos estudantes com a implantac~ao do\V"de Gowin em Fsica Experimental. Tambem foi possvel indicar contribuic~oes para os roteiros entregues aos estudantes na disciplina Fsica Experimental. E -nalmente, foi realizada uma analise sobre os criterios de avaliac~ao utilizados nesse estudo.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7414
Aparece nas coleções:PPGFIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_4549_Dissertação Paulo Maciel.pdf6.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.