Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7423
Título: Otimização das propriedades magnetocalóricas das ligas de Heusler Ni50Mn34,5In15,5, pela adição de Ga.
Autor(es): GUIMARAES, C. E. A.
Orientador: TAKEUCHI, A. Y.
Palavras-chave: Materiais Magnéticos
Matéria Condensada
Data do documento: 16-Dez-2011
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: GUIMARAES, C. E. A., Otimização das propriedades magnetocalóricas das ligas de Heusler Ni50Mn34,5In15,5, pela adição de Ga.
Resumo: Neste trabalho, observamos experimentalmente a variação da entropia magnética nas ligas Heusler não-estequiométricas Ni50Mn34,5(In1-xGax)15,5com x = (0; 0,015; 0,03; 0,05; 0,075) . A caracterização estrutural dessas ligas, obtemos por medidas de difração de raios-X. As propriedades magnetocalóricas foram quantificadas com auxílio de medidas de magnetização em função da temperatura e do campo magnético aplicado. As medidas de magnetização demonstraram um comportamento complexo onde se verificou a presença de transformações magnetoestruturais em todas as concentrações. O aumento da concentração de Ga nessas amostras resultou em um aumento na temperatura de transição martensítica, porém sem alteração significativa na temperatura de ordenamento ferromagnético da fase austenítica. As medidas de magnetização em função do campo magnético apresentam uma transição metamagnética. O efeito magnetocalórico inverso foi observado em todas as amostras na região de transição de fase estrutural do tipo martensítica-austenítica. A variação de entropia magnética observada nessas amostras teve variações significativas com a concentração de Ga, com um valor máximo de 36 J/kg.K, para a amostra com x=0,03 e campo magnético aplicado de 30 kOe, em temperaturas próximas à temperatura ambiente, o que torna estes materiais, bons candidatos para aplicações tecnológicas como um refrigerante sólido.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7423
Aparece nas coleções:PPGFIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_5323_.pdf2.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.