Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7425
Título: Estudo das fases de pedras de rins de oxalato de cálcio monohidratado e determinação de uma nova forma polimórfica.
Autor(es): MAIFREDE, E. B.
Orientador: BELICH JUNIOR, H.
Data do documento: 11-Ago-2011
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: MAIFREDE, E. B., Estudo das fases de pedras de rins de oxalato de cálcio monohidratado e determinação de uma nova forma polimórfica.
Resumo: Este trabalho descreve uma cuidadosa análise de fases cristalinas presentes em pedras de rim utilizando difração de raios X. Entre essas amostras, uma foi escolhida considerando que era monofásica. Essa amostra composta por oxalato de cálcio monohidratado foi submetida à técnica de difração de raios X na linha de alta definição XPD no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) Campinas-Brasil. Foi realizado um refinamento de Rietiveld com os dados obtidos da alta resolução do raio-X síncrotron. O resultado final deste refinamento indicou que o oxalato de cálcio monihidratado é uma forma polimórfica comprada com a ficha internacional ICCD CIF 30782, que foi usada no refinamento como proposta inicial. Assim, como proposta final do presente trabalho uma nova ficha para descrever esta nova forma polimórfica do Ca(CO2)(H2O).
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7425
Aparece nas coleções:PPGFIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_5332_.pdf884.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.