Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7427
Título: Estudo Acústico de Tubos de Dimensões Idênticas e Materiais Diferentes Utilizando Bocais de Flauta Doce e Flauta Transversal.
Autor(es): PIFFER, J. F.
Orientador: BELICH JUNIOR, H.
Data do documento: 19-Ago-2011
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: PIFFER, J. F., Estudo Acústico de Tubos de Dimensões Idênticas e Materiais Diferentes Utilizando Bocais de Flauta Doce e Flauta Transversal.
Resumo: Mesmo que cientistas tenham demonstrado, até agora, que os materiais utilizados na construção de flautas pouco interferem em suas respectivas características sonoras,parece que algo ainda está em aberto, pois diversos músicos ainda insistem no fato de que o material utilizado na construção de flautas influencia de forma significativa o som produzido. Assim na busca por resultados que possam contribuir nessa discussão, foi realizado um estudo acústico com três pares de tubos de dimensões idênticas,sendo dois de alumínio, dois de cobre e dois de latão, com o propósito de comparar seus respectivos sons harmônicos em três experiências semelhantes: (Experiência 1) tubos acoplados a um bocal de flauta doce,contralto,da marca Yamaha,tocadas por um flautista; (Experiência 2) tubos acoplados a um bocal de flauta transversal,em fibra de carbono,especialmente construído para este trabalho,tocadas por outro flautista; (Experiência 3) tubos acoplados ao mesmo bocal de flauta doce, contralto, da marca Yamaha, tocadas por um soprador artificial alimentado por um cilindro de gás nitrogênio (99,9% de pureza) com fluxo controlado e contínuo.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7427
Aparece nas coleções:PPGFIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_5334_.pdf2.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.