Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/747
Título: Procurando outros paradigmas para a educação
Título(s) alternativo(s): Searching for other paradigms for education
Autor(es): Barros, Maria Elizabeth Barros de
Palavras-chave: Subjetividade
Práticas educacionais
Educational practices
Subjectivity
Data do documento: Ago-2000
Citação: BARROS, Maria Elizabeth Barros de. Procurando outros paradigmas para a educação. Educ. Soc., Campinas, v. 21, n. 72, p. 32-42, ago. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v21n72/4192.pdf>. Acesso em: 08 jun. 2011.
Resumo: Este artigo, inspirado nas propostas de Deleuze e Guattari, faz uma análise das práticas educacionais pautadas no paradigma cientificista. Propõe outras direções de sentido e um redimensionamento da educação com baser no paradigma ético/estético/político trazendo a proposta das "Árvores do Conhecimento"de M. Authier e P. Levy como uma possibilidade de se construírem comunidades de conhecimento, recusando os especialismos.
ABSTRACT This article, inspired by the proposal of Deleuze and Guattari , analyses the educational practices supported by the scientific model. It proposes other educational sense directions and dimensions based on the ethical/esthetic/politic principle, according to M. Authier's and P. Levy's "Tree Knowledge" as a way to construct knowledge communities, refusing the traditional educational scientificism.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/747
ISSN: 0101-7330
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em periódicos
PPGE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
4192.pdf30.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons