Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7471
Título: Correções de pressão na dinâmica de fluidos newtoniana e comparação com a teoria da Relatividade Geral.
Autor(es): BAQUI, P. O. S.
Orientador: PIATTELLA, O. F.
Palavras-chave: Cosmologia
Relatividade Geral
Estrela de neutrons
Data do documento: 30-Mar-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: BAQUI, P. O. S., Correções de pressão na dinâmica de fluidos newtoniana e comparação com a teoria da Relatividade Geral.
Resumo: O equilíbrio estelar e a cosmologia são ramos da física originadas num só tronco, a relatividade geral. Entretanto é possível descrevê-los sob certas condições utilizando hidrodinâmica newtoniana. O campo de atuação destas equações pode ser estendida com a introdução de um termo de pressão relativística, que atuará como fonte de campo gravitacional. Esse termo de correção ainda não é muito bem entendido de forma que recentemente Hwang e Noh o propuseram alternativamente às teorias hidrodinâmicas semi-relativísticas existentes. Estudaremos os resultados obtidos para as teorias newtonianas, neo-newtonianas e de Hwang-Noh assim como a própria relatividade aplicada a estrelas e cosmologia e os compararemos. Veremos que apesar da previsão de estrelas de nêutrons super gigantes no estudo do equilíbrio estelar, as equações hidrodinâmicas de Hwang-Noh nos trazem, em casos particulares, resultados semelhantes à Relatividade Geral quanto à evolução do universo.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7471
Aparece nas coleções:PPGFIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_9810_Dissertação Pedro Otavio Souza Baqui.pdf933.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.