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Título: O ensino de eletrostática em uma perspectiva investigativa : analisando o processo de construção de conhecimento científico de estudantes da 3ª série do Ensino Médio do IFES Campus Linhares
Autor(es): Mota, Rovilson de Oliveira
Orientador: Coelho, Geide Rosa
Data do documento: 7-Out-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Neste trabalho desenvolvi e validei uma sequência de ensino, assim como analisei as dimensões conceituais, atitudinais e procedimentais de estudantes da 3ª série do ensino médio em atividades educacionais desenvolvida com uma abordagem investigativa em eletrostática. O ensino por investigação proporcionou aos estudantes, em minhas investigações, posturas mais ativas no processo de ensino e aprendizagem e, por isso, contribuiu para o processo de inserção desses sujeitos na cultura científica escolar. Realizei, assim, uma pesquisa com uma abordagem qualitativa a partir do desenvolvimento de uma unidade de ensino investigativa com o tema eletrostática, sendo que neste estudo foram incluídas atividades experimentais sobre eletrostática. Com essas atividades experimentais possibilitamos aos alunos da 3ª série do ensino médio do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) – Campus Linhares, Espírito Santo (ES), a participarem do seu processo de aprendizagem, agindo, questionando, levantando hipóteses e testando-as através da interação com experimento numa tentativa de fazer com que atitudes mais críticas e reflexivas viessem à tona. Todo o processo de intervenção foi realizado no Laboratório do Campus com o desenvolvimento de 5 atividades com duração de 120 min. Para produção dos dados utilizamos filmagens, gravações em áudio e as respostas dos estudantes às atividades da unidade de ensino. Para análise das dimensões procedimentais e atitudinais utilizei a categorização produzida por Souza (2014) e para análise da dimensão conceitual busquei através das respostas dos alunos e das interações discursivas, os sentidos atribuídos pelos estudantes aos conceitos compartilhados em sala. Os resultados apontaram que a atividade investigativa, do modo como foi conduzida, possui potencial para desenvolver algumas dimensões conceituais, atitudinais e procedimentais como, por exemplo: Força elétrica, campo elétrico, trabalhar em grupo de forma colaborativa, buscar o diálogo entre os estudantes respeitando as diferenças, estruturar ideias por meio de desenho, linguagem escrita ou linguagem oral, e elaboração de hipóteses
In this work, we developed and validated a teaching sequence, as well as we analysed the conceptual, attitudinal and procedural dimensions of students of the 3rd grade of high school during some educational activities developed with an investigative approach in electrostatics. Investigative teaching propitiated for the students, in my investigations, proactive attitudes in the teaching and learning process and therefore contributes for the insert of this individual into the scientific culture. This way, I realized a research with a qualitative approaching starting from the development of an investigative teaching material where the subject was electrostatics, which included experimental activities for this topic. These experimental activities were carried out by 3rd grade high school students from the Federal Institue of Espirito Santo (IFES, in Portuguese) – Linhares Campus, Espirito Santo (ES) – in order to aggregate their learning process by acting, questioning, formulating and testing hypothesis, while interacting with the experiments as an attempt of raising their critical and reflexive attitudes. This interaction was carried out in the Linhares campus laboratory and each of the 5 activities lasted 120 min. The data was collected using filming and audio recording equipment, and consisted of written responses from the students of that teaching unit. For analysis of the attitudinal and procedural dimensions I used the categorization procedures developed by Souza (2014) and for analysis of the conceptual dimension I used the student responses of the discursive interactions and of the meanings attributed by the students to the concepts shared in class. The results show that the investigative activities, as realized in this study, have the potential to develop conceptual, attitudinal and procedural dimensions such as collaborative teamwork, respect of the diversities through dialogue between students, idea structuring by the use of drawings, development of written and spoken language, and the creation of hypothesis
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7514
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