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Título: Uma proposta dialógica para o ensino de Astronomia e Física para alunos da modalidade da Educação de Jovens e Adultos de Vitória a partir de uma problematização do tema meteoros.
Autor(es): SANTANNA, E. P.
Orientador: BISCH, S. M.
Data do documento: 24-Ago-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: SANTANNA, E. P., Uma proposta dialógica para o ensino de Astronomia e Física para alunos da modalidade da Educação de Jovens e Adultos de Vitória a partir de uma problematização do tema meteoros.
Resumo: Este trabalho foi realizado com alunos da mo dalidade EJA da cidade de Vitória no Espírito Santo e teve como objetivo elab orar e analisar os resultados da aplicação de uma prop osta p edagógica para estudantes dessa mo dalidade, referenciada nos Três Momentos Pedagógicos (3MP), para o ensino de Astronomia e Física a p artir de uma problematiza çã o do tem a meteoros e seus riscos para a vida na Terra. Durante a aplicação da prop osta, inicialmente foi feito um ma p eamento dos conceitos prévios dos alunos sobre os meteoros, a comp osi çã o e estrutura do Sistema Solar e o conceito de energia. Além da ab ordagem temática, ini ci ada com uma problematização do tema meteoros e s eu s riscos para a vida na Terra, o trabalho tamb ém incluiu a uma discussão da comp osição e estrutura do sistema solar e envolveu a apl icação do conceito físico de energia. Com a aplicação da prop osta, avalia mos a evolução das concep çõ es d os estudantes sobre o sistema solar, meteoros e energia e de su as atitudes com rela çã o a uma maior dia logicidade, visão crítica e autonomia. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: questionário ab erto e likert, pré e p ós-ativi dade, representação do sistema sol ar em desenhos numa folha A4, antes e dep ois das atividades, construção de mo delos tridimensionais do sistema solar, tamb ém antes e ao final da prop osta didática, junto com a realização de apresentaçõ es e a nálises coletivas dessas constr uçõ es r ealizadas em grup o, para que os membros externassem e d iscutissem coletivamente seus conhecimentos, e diário de b ord o feito p elo professor, além das aulas gravadas em vídeo ou áudio. Verificou-se que os alunos se achavam ap egados a representaçõ es artísticas que, em larga escala, são divulgadas nos livros didáticos e p ela internet, mas que não representam adequ adamente o sistema solar e in duzem a concep çõ es alternativas com erros de dimensionamento, p osi çã o, espacialidade e até na comp osição. As concep çõ es q uanto à quantidade de pla netas, satélites naturais e estrelas no Sistema Solar tamb ém apresentaram grande discrepância com os d ados reais. Alguns alunos representaram o Sistema Solar com o limite nas nuvens como se o nosso sistema estivesse entre o céu e a Ter ra, numa representação claramente baseada em uma con cep ção religiosa. Verificamos, nos dados p ós, que muitos alunos mudaram suas concep çõ es, mas algumas parecem estar tão arraigadas que não se alteraram. Através da análise das gravaçõ es e diár ios foi p ossível verificar a promo ção de maior a utonomia e vis ão crí ti ca sobre o que são os meteoros e os p ossíveis riscos que r epresentam para vida na Terra, a partir das atividades realizadas. Foi p ossível p erceb er que os alunos que previam en te p ossuíam grande medo de errar , ao final não mais os apresentavam, mostrand o maior confiança e indep endência.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7519
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