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dc.contributor.advisorBisch, Sérgio Mascarello-
dc.date.accessioned2018-08-01T22:32:27Z-
dc.date.available2018-08-01-
dc.date.available2018-08-01T22:32:27Z-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/7519-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.subjectEnsino de Astronomiapor
dc.subjectTrês Momentos Pedagógicospor
dc.subjectProblematizaçãopor
dc.subjectAstronomy Teachingeng
dc.subjectThree Pedagogical Momentseng
dc.subjectProblematizationeng
dc.subjectMeteorseng
dc.subjectSolar Systemeng
dc.subjectEducação de jovens e adultospor
dc.titleUma proposta dialógica para o ensino de Astronomia e Física para alunos da modalidade da Educação de Jovens e Adultos de Vitória a partir de uma problematização do tema meteoros.por
dc.typemasterThesiseng
dc.subject.udc53-
dc.subject.br-rjbnAstronomia - Estudo e ensinopor
dc.subject.br-rjbnEnergia - Estudo e ensinopor
dc.subject.br-rjbnMeteorospor
dc.subject.br-rjbnSistema solarpor
dcterms.abstractEste trabalho foi realizado com alunos da mo dalidade EJA da cidade de Vitória no Espírito Santo e teve como objetivo elab orar e analisar os resultados da aplicação de uma prop osta p edagógica para estudantes dessa mo dalidade, referenciada nos Três Momentos Pedagógicos (3MP), para o ensino de Astronomia e Física a p artir de uma problematiza çã o do tem a meteoros e seus riscos para a vida na Terra. Durante a aplicação da prop osta, inicialmente foi feito um ma p eamento dos conceitos prévios dos alunos sobre os meteoros, a comp osi çã o e estrutura do Sistema Solar e o conceito de energia. Além da ab ordagem temática, ini ci ada com uma problematização do tema meteoros e s eu s riscos para a vida na Terra, o trabalho tamb ém incluiu a uma discussão da comp osição e estrutura do sistema solar e envolveu a apl icação do conceito físico de energia. Com a aplicação da prop osta, avalia mos a evolução das concep çõ es d os estudantes sobre o sistema solar, meteoros e energia e de su as atitudes com rela çã o a uma maior dia logicidade, visão crítica e autonomia. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: questionário ab erto e likert, pré e p ós-ativi dade, representação do sistema sol ar em desenhos numa folha A4, antes e dep ois das atividades, construção de mo delos tridimensionais do sistema solar, tamb ém antes e ao final da prop osta didática, junto com a realização de apresentaçõ es e a nálises coletivas dessas constr uçõ es r ealizadas em grup o, para que os membros externassem e d iscutissem coletivamente seus conhecimentos, e diário de b ord o feito p elo professor, além das aulas gravadas em vídeo ou áudio. Verificou-se que os alunos se achavam ap egados a representaçõ es artísticas que, em larga escala, são divulgadas nos livros didáticos e p ela internet, mas que não representam adequ adamente o sistema solar e in duzem a concep çõ es alternativas com erros de dimensionamento, p osi çã o, espacialidade e até na comp osição. As concep çõ es q uanto à quantidade de pla netas, satélites naturais e estrelas no Sistema Solar tamb ém apresentaram grande discrepância com os d ados reais. Alguns alunos representaram o Sistema Solar com o limite nas nuvens como se o nosso sistema estivesse entre o céu e a Ter ra, numa representação claramente baseada em uma con cep ção religiosa. Verificamos, nos dados p ós, que muitos alunos mudaram suas concep çõ es, mas algumas parecem estar tão arraigadas que não se alteraram. Através da análise das gravaçõ es e diár ios foi p ossível verificar a promo ção de maior a utonomia e vis ão crí ti ca sobre o que são os meteoros e os p ossíveis riscos que r epresentam para vida na Terra, a partir das atividades realizadas. Foi p ossível p erceb er que os alunos que previam en te p ossuíam grande medo de errar , ao final não mais os apresentavam, mostrand o maior confiança e indep endência.por
dcterms.abstractThis work was carried out with students of the EJA modality of Vitória, in Espírito Santo state.Its purpose is to elaborate and analyze the application results of a pedagogical proposal for theEJA modality students, referenced in the Three Pedagogical Moments (3MP), for the teachingof Astronomy and Physics from a “meteors and their risks to life on Earth” problematization.During the application of the proposal, a mapping of the students’ previous concepts aboutthe meteors, the composition and structure of the Solar System and the concept of energywas initially done. In addition to the thematic approach, which began with a discussion of thetheme “meteors and their risks to life on Earth”, the work also included a discussion of thecomposition and structure of the solar system and involved the application of the physicalconcept of energy. With the proposal application, it was possible to evaluate the evolution ofstudents’ conceptions about the solar system, meteors and energy and their attitudes towards agreater dialogicity, critical vision and autonomy. The data collection tools used were: open andLikert questionnaire, pre and post activity, A4 sheet drawing representation of the solar system,before and after the activities, three-dimensional models of the solar system construction, alsobefore and at the end of the didactic proposal, combined with a collaborative analysis afterits construction, which were carried out in groups so that the members could externalize andconstruct collectively, the teacher’s logbook, along with the lectures video and audio recordings.Upon examination of these events, it becomes clear that the students are attached to artisticrepresentations that, in large scale, are disseminated in textbooks and the internet, but donot represent the solar system properly which induce alternative conceptions with dimensionalerrors, position, spatiality and even compositional errors. The conceptions regarding the numberof planets, natural satellites and stars in the Solar System also presented great discrepancywith the real data. Some students represented the Solar System within the clouds limit as ifour system were between heaven and Earth, in a representation clearly based on a religiousconception. The post data showed that many students changed their conceptions, but someare so ingrained that did not change. Through the recordings and journals analysis we verifiedthe promotion of a greater dialogicity, autonomy and critical view on what the meteors are andthe possible risks they represent for life on Earth, based on the activities carried out. In whichstudents who previously had a considerable fear of making mistakes, no longer presented them,showing greater confidence and independence.eng
dcterms.creatorSant'anna, Estevão Prezentino-
dcterms.formatTexteng
dcterms.issued2017-08-24-
dcterms.languagepor-
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.subject.cnpqEnsino - Aprendizagempor
dc.publisher.courseMestrado Profissional em Ensino de Físicapor
dc.contributor.refereeBuffon, Luiz Otávio-
dc.contributor.refereeCoelho, Geide Rosa-
Aparece nas coleções:PPGENFIS - Dissertações de mestrado

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