Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7520
Título: O impacto do uso de atividades investigativas na motivação em aprender física
Autor(es): Farias, Timóteo Ricardo Campos de
Orientador: Pereira, Marcia Regina Santana
Data do documento: 19-Jan-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Nesta pesquisa, analisaremos o impacto provocado na atitude dos estudantes, em relação a sua participação nas aulas introdutórias de Física, a partir do desenvolvimento de Atividades Investigativas. Os participantes da pesquisa, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular, caracterizavam-se pela desmotivação em aprender, não apenas Física, mas em todas as disciplinas. Diante deste quadro buscou-se desenvolver atividades especialmente construídas sob a perspectiva da Motivação para Aprender. Baseado na abordagem sócio-histórica proposta por Vygotsky analisamos sistematicamente o comportamento do grupo durante as aulas de física, por cerca de quatro meses. De maneira geral, foi possível perceber momentos de intenso envolvimento, embora intercalados de momentos de apatia. Em alguns alunos a mudança comportamental foi mais evidente, passando de total desinteresse para participação efetiva. O grande desafio é tornar essas mudanças permanentes, rompendo a barreira do comodismo
In this research, we will analyze the impact on students' attitude towards their participation in introductory Physics classes, based on the development of Investigative Activities. The research participants, students of the 9th grade of elementary school in a private school, were characterized by the lack of motivation to learn, not only Physics, but in all subjects. In view of this situation, it was sought to develop activities specially built from the perspective of Motivation to Learn. Based on the socio-historical approach proposed by Vygotsky, we systematically analyzed the group's behavior during physics classes, for about four months. In general, it was possible to perceive moments of intense involvement, although interspersed with moments of apathy. In some students, behavioral change was more evident, moving from total disinterest to effective participation. The big challenge is to make these changes permanent, breaking the barrier of comfort
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7520
Aparece nas coleções:PPGENFIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_12010_Dissertação aluno Timóteo Ricardo Campos de Farias20180522-93600.pdf6.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.