Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7520
Título: O impacto do uso de atividades investigativas na motivação em aprender física.
Autor(es): FARIAS, T. R. C.
Orientador: P.S.R. Márcia
Data do documento: 19-Jan-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: FARIAS, T. R. C., O impacto do uso de atividades investigativas na motivação em aprender física.
Resumo: Nesta pesquisa, analisaremos o impacto provocado na atitude dos estudantes, em relação a sua participação nas aulas introdutórias de Física, a partir do desenvolvimento de Atividades Investigativas. Os participantes da pesquisa, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular, caracterizavam-se pela desmotivação em aprender, não apenas Física, mas em todas as disciplinas. Diante deste quadro buscou-se desenvolver atividades especialmente construídas sob a perspectiva da Motivação para Aprender. Baseado na abordagem sócio-histórica proposta por Vygotsky analisamos sistematicamente o comportamento do grupo durante as aulas de física, por cerca de quatro meses. De maneira geral, foi possível perceber momentos de intenso envolvimento, embora intercalados de momentos de apatia. Em alguns alunos a mudança comportamental foi mais evidente, passando de total desinteresse para participação efetiva. O grande desafio é tornar essas mudanças permanentes, rompendo a barreira do comodismo.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7520
Aparece nas coleções:PPGENFIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_12010_Dissertação aluno Timóteo Ricardo Campos de Farias20180522-93600.pdf6.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.