Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7521
Título: Simulações computacionais 3D como ferramentas de apoio ao ensino de Física
Autor(es): Saib, Eduardo Nascimento
Orientador: Gomes, Thiéberson da Silva
Palavras-chave: Simulação Computacional 3D
Visualização de modelos e processos
Data do documento: 12-Abr-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Neste estudo é usado Simulações Computacionais 3D, com a aplicação de um Módulo Educacional para o ensino de cinemática Vetorial em uma escola privada, localizada em Cobilândia, Vila Velha, Espírito Santo, com um total de 26 alunos da primeira série do ensino médio, sendo desenvolvida no 2º semestre de 2016. Esta unidade de ensino foi elaborada com base na visualização de modelos e de processos proposto por Gilbert. Os instrumentos utilizados para análise de dados no Material Instrucional foram: os questionários, Sócio Educacional Tecnológico realizados pelos estudantes, o de conhecimentos prévio, do aplicativo de realidade aumentada, do automóvel, do canhão, do movimento de um projétil, o questionário final e a avaliação do Material Instrucional. Para análise de dados adotou-se um enfoque qualitativo das atividades. A análise qualitativa das atividades do questionário prévio e final mostrou uma melhora no desempenho dos estudantes no ensino de cinemática vetorial através das aplicações das simulações computacionais 3D. Os resultados obtidos nos questionários de avaliação do Material Instrucional, indicaram que o uso de ferramentas computacionais é uma proposta adequada para o estudo de Vetores. Essa ferramenta ilustra dinamicamente os fenômenos que foram discutidos no Material Instrucional permitindo um melhor entendimento no conceito abordado no Material Instrucional.
In this study3D Computer Simulation is used, with the application of an Educational Module for the teaching of Vector kinematics in a private school, located in Cobilândia, Vila Velha, Espírito Santo, with a total of 26 students from the first grade of high school. developed in the second half of 2016. This teaching unit was elaborated based on the visualization of models and processes proposed by Gilbert. The instruments used for data analysis in the Instructional Material were: the questionnaires, Technological Educational Partner conducted by the students, the previous knowledge, the augmented reality application, the car, the cannon, the movement of a projectile, the final questionnaire and the evaluation of Instructional Material. For data analysis a qualitative approach of the activities was adopted. The qualitative analysis of the activities of the previous and final questionnaire showed an improvement in students' performance in the teaching of vector kinematics through the applications of 3D computational simulations. The results obtained in the questionnaires of evaluation of Instructional Material indicated that the use of computational tools is an adequate proposal for the study of Vectors. This tool dynamically illustrates the phenomena that were discussed inInstructional Material allowing for a better understanding of the concept addressed in Instructional Material.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7521
Aparece nas coleções:PPGENFIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_12019_Dissertação aluno Eduardo Nascimento Saib.pdf5.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.