Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7524
Título: Uma Investigação Sobre a Elaboração e a Utilização de um Material Instrucional Baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa para o Estudo de um Tópico de Mecânica no Contexto Rural
Autor(es): Silva, Claytor Vieira da
Orientador: Camiletti, Giuseppi Gava
Data do documento: 29-Jul-2014
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: O presente trabalho elaborou, aplicou e avaliou os impactos de um Material Instrucional, abordando o princípio da conservação da energia mecânica, utilizando elementos do contexto da zona rural. O estudo foi realizado com uma turma de 21 alunos do 2º ano do Ensino Médio, de uma escola estadual localizada na zona rural do Estado do Espírito Santo. O Material Instrucional baseou-se nos pressupostos da Aprendizagem Significativa de Ausubel e nas orientações para elaboração de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas de Moreira. A premissa básica da teoria Ausubeliana é que a aprendizagem significativa só ocorre quando a nova informação encontra fundamento na estrutura cognitiva do aprendiz, sendo necessário descobrir o que o aluno já sabe e basear nisso os ensinamentos,partindo dos conceitos mais gerais e inclusivos para os mais específicos. Os instrumentos de coleta de dados foram Mapas Conceituais progressivos, Avaliações de conteúdo, Questões presentes ao longo do Material Instrucional, Questionário de opinião dos alunos, e o Diário de Bordo do professor/mestrando. A análise dos dados teve enfoque qualitativo. Os resultados dos Mapas Conceituais progressivos mostraram melhorias na sua hierarquia conceitual, qualidade e nos critérios quantitativos considerados. Os resultados das Avaliações sugerem que os alunos demonstraram domínio dos conceitos de trabalho e energia, mas apresentaram dificuldade no princípio de conservação da energia. As atividades de responder e discutir as Questões contidas no Material Instrucional foram capazes de proporcionar momentos de interação social e negociação de significados. A opinião dos estudantes e o diário de bordo do professor/mestrando mostram que a inserção de elementos do cotidiano da zona rural foi bem aceita e considerada relevante para o processo de ensino/aprendizagem dos conceitos abordados.Estes resultados são indicativos de um Material Instrucional potencialmente significativo para promover a Aprendizagem Significativa do Princípio da Conservação da Energia Mecânica, para alunos do Ensino Médio. Palavras-chave: Aprendizagem Significativa, Unidade de Ensino Potencialmente Significativa - UEPS, Mapa Conceitual, Contexto da Zona Rural, Princípio da Conservação da Energia Mecânica.
The main objectives of this paper were to elaborate, implement and evaluatethe impact of an instructional material,addressing the principle of conservation of mechanical energy, usingelements from a rural zone context. The study was conducted in a class of 21 students from the 2ndgrade of High School, in a public school located in the countryside of the state of Espírito Santo. The instructional material was based on assumptions of Meaningful Learning of Ausubel and on guidelines for preparation of Potentially MeaningfulTeachingUnitsof Moreira. The basic premise of Ausubel's theory is that meaningful learning only occurs when new information is the basis of the cognitive structure of the learner. It is necessary to find out what students already knowand focus teaching on it, starting from the most general and inclusive concepts to more specificones. The Progressive Concept Mapsshow positive results. Reviews Content Issues presentedalong the Instructional Material Questionnaire students’ opinions as well as the Diary teacher / graduate student. The approach of data analysis was qualitative. The results ofconcept maps showed great improvements in their conceptual hierarchy, quality and quantitative criteria considered. The results of the evaluationssuggest that students demonstrate mastery of the concepts of work and energy, but had difficulty in principlesof conservation of energy. Activities to respond and discuss the issues contained in the instructional material were able to provide moments of social interaction and negotiation of meaning. The opinion of the students and the logbook teacher / graduate student show that the insertion of elements of daily life in the countryside was well accepted and considered relevant to the teaching / learning of the concepts covered. These results are from an Instructional Material which is potentially significant to promote Meaningful Learning of the Principle of Conservation of Mechanical Energy for High School students.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7524
Aparece nas coleções:PPGENFIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_8101_Dissertação Final. Claytor Vieira (1).pdf5.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.