Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7525
Título: O Ensino de Eletrodinâmica em uma Perspectiva Investigativa: Analisando os Desdobramentos Sobre a Aprendizagem de Estudantes
Autor(es): Souza Junior, Domingos Rodrigues
Orientador: Coelho, Geide Rosa
Data do documento: 12-Set-2014
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Neste trabalho apresentamos uma proposta para o ensino de Eletrodinâmica em uma perspectiva investigativa, desenvolvida durante o primeiro semestre do ano de 2013, em três turmas, com um total de 67 alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Maria Ortiz, localizada em Vitória, Espírito Santo (ES). O estudo, de cunho longitudinal, de natureza qualiquanti, tem como principal motivo de pesquisa investigar as aprendizagens dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais quando se realizam atividades na perspectiva investigativa nas aulas de Física. A metodologia e os recursos utilizados são embasados na teoria do ensino por investigação e na teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel que tem como ponto de partida os conhecimentos prévios do estudante, e o seu papel na construção do seu aprendizado. Construímos uma Unidade Investigativa de Ensino com textos de apoio conceitual, caderno com atividades e objetos de aprendizagem (applets, simulações e softwares). A coleta de dados processou-se por meio de testes, aulas filmadas e de um diário de campo construído para investigar o desenvolvimento das atividades. Utilizamos o diário de campo, as aulas gravadas em vídeo e áudio e as respostas dadas as questões para inferir as aprendizagens procedimentais e atitudinais dos estudantes. Os resultados apontam mudanças nas atitudes tanto dos estudantes (troca de ideias, participação nas atividades, trabalho colaborativo) quanto nas minhas atitudes enquanto professor-investigador. As mudanças de atitudes dos estudantes estão relacionadas com o modo de aprender, quando questionam, pesquisam e buscam hipóteses para solucionar problemas concretos. Com relação aos conteúdos conceituais, a análise dos dados obtidos à luz do tratamento Rasch apontou que houve evolução nessa dimensão dos conteúdos. Além disso, houve mudanças muito significativas relacionadas às técnicas, estratégias e atitudes utilizadas pelos estudantes quando solucionavam os problemas propostos. O balanço feito é que o modo como a intervenção fundamentada no ensino por investigação, do modo como as ações e atividades foram desenvolvidas, possui potencial para favorecer a Aprendizagem Significativa e de tornar os estudantes mais engajados no processo. Palavras-chave:Ensino por investigação; aprendizagem conceitual, atitudinal e procedimental; Tratamento Rasch, Eletrodinâmica
In this work we present a proposal of investigative approach to teaching Electrodynamics, performed during the first half of 2013 in three classes, totaling 67 high school senior students attending the E.E.E.M Maria Ortiz located in Vitoria, Espírito Santo (ES). The study of longitudinal and quali-quanti nature , whose main research reason is to investigate the learning of conceptual, procedural and attitudinal contents while conducting activities of investigative approach in physics classes. The methodology and resources used are both based on the theory of learning through inquiry and Ausubel's Meaningful Learning, whose starting point is the previous knowledge of the student and his role in constructing his own learning. We built an investigative unit of teaching with texts of conceptual support, notebook with activities and learning objects (applets, simulations and software). The data collect was processed through tests, audio and videotaped classes and field diary created to investigate the development of the activities. We used the field diary; the classes recorded on video, the audio and answered questions to infer the procedural and attitudinal students learning. The results point changes in the attitudes of the students (exchange of ideas, participation in activities, collaborative work) and in my attitudes as a researcher teacher. The changes in students' attitudes are related to the way they learn, when questioned, they research hypotheses to solve concrete problems. Regarding the conceptual content, the analysis of the data obtained in the light of the treatment Rasch, pointed out that there was an increase in the dimension of the content. Furthermore, there were quite significant changes related to the techniques, strategies and attitudes used by students while solving the proposed problems. The final balance, indicates that the way the intervention based on the learning through investigation, the actions and activities were developed, has the potential to promote meaningful learning and make students more involved in the process.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7525
Aparece nas coleções:PPGENFIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_8294_Domingos - FINAL.pdf5.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.