Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7529
Título: Utilização do Diagrama V em Atividades Experimentais de Física em Sala de Aula de Ensino Médio Vitória
Autor(es): PRADO, R. T.
Orientador: FERRACIOLI, L.
Palavras-chave: Diagrama V
Atividade Experimental
Ensino de Física
Sala d
Data do documento: 18-Dez-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: PRADO, R. T., Utilização do Diagrama V em Atividades Experimentais de Física em Sala de Aula de Ensino Médio Vitória
Resumo: O presente trabalho relata a utilização do Vê epistemológico de Gowin, chamado nesse trabalho de Diagrama V em atividades experimentais de Física em sala de aula em uma escola da rede pública estadual do Estado do Espírito Santo. A escola onde realizou-se o trabalho é a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Clovis Borges Miguel localizada no município de Serra, região metropolitana da Grande Vitória. Foram trabalhadas três atividades experimentais de Física com uma turma do 3º ano do Ensino Médio, estudantes com idade, em média, de 17 anos. Foram realizadas duas atividades de Eletrodinâmica e uma atividade de Magnetismo tendo o Diagrama V sido utilizado como instrumento de orientação, coletas de dados e avaliação em todo o processo. Para a segunda atividade experimental, sobre circuitos elétricos, ainda foi aplicada uma prova sobre o tema trabalhado e feito uma comparação com outra turma que realizou a mesma atividade, mas sem utilizar o Diagrama V. Foram feitas análises conceituais e análises baseadas nos critérios de Gowin e Alvarez (2005). Os resultados revelaram que os estudantes foram capazes de adquirir independência na realização das atividades experimentais propostas, estabelecer relação entre os conceitos abordados e a atividade propriamente dita, Pensar sobre as atividades experimentais proposta antes, durante e após a realização das mesmas, e organizar de forma estruturada os dados coletados. Foi também observado que os estudantes apresentaram dificuldade em definir o objetivo da atividade experimental e em organizar e interpretar os dados coletados. Na avaliação geral da metodologia com o Diagrama V, os estudantes mostraram favoráveis à sua utilização.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7529
Aparece nas coleções:PPGENFIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_9519_Ramon FINAL.pdf2.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.