Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7530
Título: Elaboração e aplicação de um material instrucional baseado na aprendizagem significativa sobre o efeito fotoelétrico para alunos do ensino médiom Significativa Sobre o Efeito Fotoelétrico para Alunos do Ensino Médio
Autor(es): Benaquio, Wilson Carminatti
Orientador: Camiletti, Giuseppi Gava
Data do documento: 3-Fev-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: O presente trabalho é um relato da aplicação de um Material Instrucional (MI) abordando conceitos relacionados ao Efeito Fotoelétrico. O estudo foi realizado com uma turma de 13 alunos do 4° ano do Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio, de uma escola federal localizada no município de São Mateus no Estado do Espírito Santo. O MI foi elaborado baseado nos aspectos teóricos da Aprendizagem Significativa de Ausubel e nas orientações para a elaboração de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas de Moreira. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados Mapas Conceituais, Avaliação Somativa, Questões inseridas ao longo do MI, Questionário de opinião dos alunos, e o registro das impressões do professor/mestrando sobre a aplicação do MI. O delineamento utilizado neste trabalho foi o não experimental e a análise dos dados foi realizada sob os enfoques qualitativos e quantitativos, dependendo do instrumento de coleta analisado. A análise dos Mapas Conceituais Finais, de acordo com a metodologia adotada, constatou uma evolução em todos os critérios quantitativos, no critério qualitativo Qualidade do Mapa e na representação dos conceitos relacionados ao Efeito Fotoelétrico. O bom desempenho dos alunos na Avaliação Somativa aplicada no final da intervenção demonstrou que houve domínio dos conceitos relacionados ao Efeito Fotoelétrico abordados no MI. As Questões inseridas ao longo do MI, além de promoverem a negociações de significados durante aplicação do MI tiveram o conteúdo de suas respostas analisado. O questionário de opinião dos alunos e os relatos das impressões do professor/mestrando apontaram que, os experimentos, simulações computacionais interativas e as estratégias de avaliação, contribuíram para motivar e promover a Aprendizagem Significativa do conteúdo abordado. Os resultados apresentam indícios de que o MI colaborou para a promoção da Aprendizagem Significativa dos conceitos relacionado ao Efeito Fotoelétrico, para alunos do Ensino Médio
This study is a report on an Instructional Material (IM) application covering concepts related to Photoelectric Effect. The survey was conducted with a group of 13 senior students from a high school technical course on mechanics, from a federal institution located at São Mateus, Espirito Santo state, Brazil. The IM was designed based on the theoretical aspects of Ausubel's Meaningful Learning and Moreira's guidelines for Potentially Meaningful Teaching Units. We used Concept Maps, Summative Evaluation, questions inserted within the IM, student opinion questionnaire and teacher/graduate impressions annotation on IM implementation. This work was designed as a nonexperimental research and data analysis was performed using qualitative and quantitative approaches, depending on the collection instrument applied. Final Concept Maps analysis, according to the methodology, showed an evolution of all quantitative criteria, Map Quality qualitative criteria and concepts representation related to the Photoelectric Effect. The students' hight performance on Summative Evaluation applied at the end of intervention revealed that there was concepts expertise related to Photoelectric Effect addressed in the IM. The inserted questions within the IM allowed negotiation of meanings during application of IM and had their response content analyzed. The Student opinion questionnaire and reports of teacher/graduate impressions pointed out that the experiments, interactive computational simulations and assessment strategies contributed motivating and promoting Meaningful Learning of the analyzed content. The results show evidence that the IM contributed to promote Meaningful Learning of concepts related to the Photoelectric Effect, for high school students
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7530
Aparece nas coleções:PPGENFIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_9568_Dissertacao_Wilson_Carminatti_Benaquio.pdf9.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.