Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7530
Título: Elaboração e Aplicação de um Material Instrucional Baseado na Aprendizagem Significativa Sobre o Efeito Fotoelétrico para Alunos do Ensino Médio
Autor(es): BENAQUIO, W.
Orientador: CAMILETTI, G. G.
Palavras-chave: Efeito fotoelétrico
Ens
física
Aprendizagem significativa
Data do documento: 3-Fev-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: BENAQUIO, W., Elaboração e Aplicação de um Material Instrucional Baseado na Aprendizagem Significativa Sobre o Efeito Fotoelétrico para Alunos do Ensino Médio
Resumo: O presente trabalho é um relato da aplicação de um Material Instrucional (MI) abordando conceitos relacionados ao Efeito Fotoelétrico. O estudo foi realizado com uma turma de 13 alunos do 4° ano do Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio, de uma escola federal localizada no município de São Mateus no Estado do Espírito Santo. O MI foi elaborado baseado nos aspectos teóricos da Aprendizagem Significativa de Ausubel e nas orientações para a elaboração de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas de Moreira. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados Mapas Conceituais, Avaliação Somativa, Questões inseridas ao longo do MI, Entrevista com os alunos, e o registro das impressões do professor/mestrando sobre a aplicação do MI O delineamento utilizado neste trabalho foi o não experimental e a análise dos dados foi realizada sob os enfoques qualitativos equantitativos, dependendo do instrumento de coleta analisado. A análise dos Mapas Conceituais Finais, de acordo com a metodologia adotada, constatou uma evolução em todos os critérios quantitativos, no critério qualitativo Qualidade do Mapa e na representação dos conceitos relacionados ao Efeito Fotoelétrico. O bom desempenho dos alunos na Avaliação Somativa aplicada no final da intervenção demonstrou que houve domínio dos conceitos relacionados ao Efeito Fotoelétrico abordados no MI. As Questões inseridas ao longo do MI, além de promoveram a negociações de significados durante aplicação do MI e tiveram o conteúdo de suas resposta analisado. A Entrevista com os alunos e o relatos das impressões do professor/mestrando, apontaram que os experimentos, simulações computacionais interativas e as estratégias de avaliação contribuíram para motivar e promover a Aprendizagem Significativa do conteúdo abordado. Os resultados apresentam indícios de que o MI colaborou para a promoção da Aprendizagem Significativa dos conceitos relacionado ao Efeito Fotoelétrico, para alunos do Ensino Significativa dos conceitos relacionado ao Efeito Fotoelétrico, para alunos do Ensino Médio.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7530
Aparece nas coleções:PPGENFIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_9568_Dissertacao_Wilson_Carminatti_Benaquio.pdf9.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.