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Título: Elaboração e Avaliação de um Material Instrucional Baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa: Estudo de Transformações de Energia com o Uso de uma Maquete
Autor(es): MUNIZ, R. O.
Orientador: CAMILETTI, G. G.
Palavras-chave: Aprendizagem Significativa
Material Instrucional
Transform
Data do documento: 11-Mai-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: MUNIZ, R. O., Elaboração e Avaliação de um Material Instrucional Baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa: Estudo de Transformações de Energia com o Uso de uma Maquete
Resumo: Este trabalho relata a aplicação de um Material Instrucional (MI) que aborda conceitos relacionados a Transformações de Energia. O MI foi desenvolvido observando os pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), seguindo as recomendações de Ausubel (2003) e as contribuições de Moreira (2011, 2012) para tornar este MI potencialmente significativo. Também Foram seguidas as instruções de Bzuneck (2010) para promover a motivação dos alunos. O MI propõe a utilização de três instrumentos: os concept tests (Mazur & Ives, 2013), um experimento e uma maquete que aborda todos os conceitos trabalhados no MI. A proposta de avaliação dos resultados do trabalho foi o delineamento experimental, por isso foram trabalhadas com duas turmas escolhidas de maneira aleatória, chamadas de Turma Experimental (TE), que recebeu aulas baseadas no MI incluindo os três instrumentos propostos, e a Turma Controle (TC), onde a intervenção foi feita apenas pelo uso do MI. A TE conta com 14 alunos e a TC com 8 alunos, ambas as turmas pertencem a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Major Alfredo Pedro Rabaioli, localizada na cidade de Vitória.Como instrumento de coleta de dados foram utilizados um Pré e um Pós Teste, aplicado em ambas as turmas. A análise dos dados coletados nos testes foram realizados sob enfoques qualitativos e quantitativos, sendo utilizado o teste estatístico de Wilcoxon não pareado para a análise quantitativa. A evolução no desempenho da TE do Pré para o Pós Teste foi mais expressiva que a mesma comparação para a TC, sendo esta diferença de evolução estatisticamente significativa para um nível de significância de 95%. Esta análise estatística, bem como a análise qualitativa das respostas dos alunos nos testes, apresentam indícios que os instrumentos propostos pelo material desenvolvido contribuíram para a motivação dos alunos e a promoção da Aprendizagem Significativa para o conceito de Transformações de Energia para o grupo de alunos desta Escola Estadual.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7531
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