Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7531
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAMILETTI, G. G.
dc.date.accessioned2018-08-01T22:32:30Z-
dc.date.available2018-08-01
dc.date.available2018-08-01T22:32:30Z-
dc.identifier.citationMUNIZ, R. O., Elaboração e Avaliação de um Material Instrucional Baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa: Estudo de Transformações de Energia com o Uso de uma Maquetepor
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/7531-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.titleElaboração e Avaliação de um Material Instrucional Baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa: Estudo de Transformações de Energia com o Uso de uma Maquetepor
dc.typemasterThesisen
dc.contributor.memberLOYOLA, G. V.
dc.contributor.memberLINHARES, M. P.
dcterms.abstractEste trabalho relata a aplicação de um Material Instrucional (MI) que aborda conceitos relacionados a Transformações de Energia. O MI foi desenvolvido observando os pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), seguindo as recomendações de Ausubel (2003) e as contribuições de Moreira (2011, 2012) para tornar este MI potencialmente significativo. Também Foram seguidas as instruções de Bzuneck (2010) para promover a motivação dos alunos. O MI propõe a utilização de três instrumentos: os concept tests (Mazur & Ives, 2013), um experimento e uma maquete que aborda todos os conceitos trabalhados no MI. A proposta de avaliação dos resultados do trabalho foi o delineamento experimental, por isso foram trabalhadas com duas turmas escolhidas de maneira aleatória, chamadas de Turma Experimental (TE), que recebeu aulas baseadas no MI incluindo os três instrumentos propostos, e a Turma Controle (TC), onde a intervenção foi feita apenas pelo uso do MI. A TE conta com 14 alunos e a TC com 8 alunos, ambas as turmas pertencem a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Major Alfredo Pedro Rabaioli, localizada na cidade de Vitória.Como instrumento de coleta de dados foram utilizados um Pré e um Pós Teste, aplicado em ambas as turmas. A análise dos dados coletados nos testes foram realizados sob enfoques qualitativos e quantitativos, sendo utilizado o teste estatístico de Wilcoxon não pareado para a análise quantitativa. A evolução no desempenho da TE do Pré para o Pós Teste foi mais expressiva que a mesma comparação para a TC, sendo esta diferença de evolução estatisticamente significativa para um nível de significância de 95%. Esta análise estatística, bem como a análise qualitativa das respostas dos alunos nos testes, apresentam indícios que os instrumentos propostos pelo material desenvolvido contribuíram para a motivação dos alunos e a promoção da Aprendizagem Significativa para o conceito de Transformações de Energia para o grupo de alunos desta Escola Estadual.por
dcterms.creatorMUNIZ, R. O.
dcterms.formatapplication/pdfpor
dcterms.issued2016-05-11
dcterms.subjectAprendizagem Significativapor
dcterms.subjectMaterial Instrucionalpor
dcterms.subjectTransformpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.publisher.courseMestrado Profissional em Ensino de Físicapor
Aparece nas coleções:PPGENFIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_9924_Dissertação do aluno Rafael Oliari Muniz.pdf6.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.