Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7532
Título: Problematizando o Ensino de Física Moderna e Contemporânea: Uma Proposta Didática Baseada nos Três Momentos Pedagógicos Utilizando a Astronomia como Temática Central
Autor(es): EVANGELISTA, R. L.
Orientador: BISCH, S. M.
Palavras-chave: Ensino de Física
Educação em Astronomia
Física Moderna
Data do documento: 24-Mai-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: EVANGELISTA, R. L., Problematizando o Ensino de Física Moderna e Contemporânea: Uma Proposta Didática Baseada nos Três Momentos Pedagógicos Utilizando a Astronomia como Temática Central
Resumo: O trabalho apresenta uma proposta didática de abordagem de tópicos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Médio (EM), baseada na dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos (3MP), desenvolvida a partir das ideias de um ensino dialógico na linha freireana, usando como temática central a Astronomia. O objetivo foi utilizar assuntos associados a exoplanetas e a constituição de estrelas, como temática central motivadora para abordarmos e discutirmos conteúdos relacionados a fotometria, espectroscopia e estrutura da matéria de forma a evitar a educação que Paulo Freire denomina bancária. Numa primeira etapa, foi efetuado uma pesquisa a respeito dos conhecimentos prévios dos educandos de uma turma de EM sobre os assuntos de Astronomia, associados a exoplanetas e a constituição das estrelas, e de Física, associados à luz e estrutura da matéria. Numa segunda etapa, aplicamos diversas atividades elaboradas com base na dinâmica dos 3MP, envolvendo uma problematização inicial, seguida de uma organização e aplicação do conhecimento abordado. Na terceira etapa, aplicamos pós-testes, questionários e entrevistas, com o intuito de avaliarmos o quão significativa foi a aprendizagem dos educandos e sua participação de uma forma mais ativa, dialógica e crítica durante o desenvolvimento das atividades. A partir dos dados coletados foi possível concluir que houve uma boa recepção e participação dos estudantes na sequência didática implementada e evidências de aprendizagem significativa de conceitos básicos de FMC e Astronomia. Como produto associado à dissertação, no Apêndice F é apresentada a sequência didática que foi implementada, com todo o material utilizado,a qual poderá servir de referência para outros docentes que desejarem desenvolver projetos de ensino de FMC na Educação Básica, que busquem promover um diálogo entre a realidade do aluno e o conhecimento científico necessário para que ele seja capaz de compreender o mundo.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7532
Aparece nas coleções:PPGENFIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_9944_Dissertacao_MNPEF-Robson Leone_Evangelista-2016_05_10-banca.pdf18.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.