Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7534
Título: Atividades para o Aprendizado de Acústica
Autor(es): RODRIGUES, E. V.
Orientador: CAMILETTI, G. G.
Palavras-chave: Ecologia Conceitual
Ensino de Física
Modelos de Rasch
Data do documento: 3-Jun-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: RODRIGUES, E. V., Atividades para o Aprendizado de Acústica
Resumo: Neste trabalho, relatamos a elaboração, aplicação e avaliação de um produto educacional para um grupo de alunos (N=28) da 3ª série do ensino médio de uma escola da rede privada de ensino, na cidade de Vitória, Espírito Santo, bem como a avaliação do ganho dos alunos na aprendizagem dos conceitos propostos e da viabilidade do produto educacional. As atividades do produto contemplam conceitos básicos em Acústica e propõem a utilização de smartphones, placa controladora Arduino e a construção de instrumentos musicais e transdutores rudimentares. O trabalho é orientado na perspectiva de DiSessa e colaboradores para a a teoria da Mudança Conceitual. DiSessa sugere que conceitos mudam por uma constante revisão, adequação ou rejeição de elementos no todo do sistema do conhecimento. A coordenação desses fragmentos permite a construção de uma rede de inferências que é utilizada para prever ou explicar fenômenos físicos. Os processos de avaliação utilizados foram: análise das habilidades via modelo de Rasch e do senso de autoeficácia em testes objetivos; mapas mentais; atividades com redes de associações; entrevista grupo focal. Os resultados indicam ocorrência de uma evolução (no sentido de mudança) dos conceitos pelo ganho de habilidade dos estudantes no teste objetivo, pelo aumento no indício de autoeficácia dos alunos ao responder as demandas desses testes, pela apropriação de termos inerentes à linguagem científica e pela mudança na topologia e nas frequências das conexões cientificamente aceitas nas redes de associações. Os relatos dos alunos indicaram que as atividades propostas se mostraram um produto educacional viável, com destaque para os aspectos de curiosidade e interesse das atividades, mesmo diante de algumas dificuldades apresentadas.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7534
Aparece nas coleções:PPGENFIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_9959_Dissertação final Ernani Vassoler Rodrigues - PPGEnFis.pdf61.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.