Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7536
Título: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE FUNÇÃO AFIM NO ENSINO MÉDIO
Autor(es): TOREZANI, A.
Orientador: Moacir Rosado Filho
Data do documento: 5-Jul-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: TOREZANI, A., UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE FUNÇÃO AFIM NO ENSINO MÉDIO
Resumo: No processo de ensino e aprendizagem da matemática é comum a memorização de métodos e fórmulas para resolução de problemas, o que na maioria das vezes não resulta em uma efetiva aprendizagem. Muito mais do que qualquer outra ciência, a matemática precisa ser absorvida desde seus princípios básicos, sem a perda da generalização e na riqueza de seus detalhes. Dessa forma, neste trabalho, buscamos mostrar de maneira simples e objetiva o estudo aprofundado da função afim no Ensino Médio, através de conceitos, cálculos e exemplos, que mostram como aplicar o conteúdo estudado, de forma mais compreensível para o aluno. Assim, no trabalho são descritos conceitos e propriedades do plano cartesiano, do conceito de função, da definição de função afim, zero ou raiz de uma função afim, do crescimento e decrescimento de uma função afim, do gráfico de uma função afim e relações entre função afim, geometria e proporcionalidade. Buscando consolidar esse estudo desenvolvido, apresentamos no final do trabalho uma proposta de atividades a serem realizadas em sala de aula, que contemplam o estudo da função afim, de maneira simples e prazerosa.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7536
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_10132_Dissertação_Versão.Final_Analice.pdf2.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.