Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7541
Título: ATIVIDADES COLABORATIVAS COM O GEOGEBRA: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE GEOMETRIA PLANA
Autor(es): LESSA, A. M.
Orientador: SILVA, D. S. V.
Data do documento: 6-Dez-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: LESSA, A. M., ATIVIDADES COLABORATIVAS COM O GEOGEBRA: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE GEOMETRIA PLANA
Resumo: Os índices de desempenho de alunos brasileiros não têm alcançado níveis favoráveis em avaliações institucionais para verificação da aprendizagem em Matemática. Apesar do Brasil se destacar no cenário mundial pelo crescimento econômico e pelo desenvolvimento, assim como África do Sul, China, Índia e Rússia países com essas características e denominados BRICS não tem alcançado resultados semelhantes à maioria deles, como por exemplo no PISA. Desta forma se mostra importante, além de avaliar, se apropriar dos resultados e traçar metas, para que esse quadro seja modificado. O ponto de partida deste estudo é a avaliação realizada no sistema educacional do estado do Espírito Santo, o PAEBES. O resultado da avaliação no ano de 2014, servirá de apoio para a elaboração metodológica deste estudo, por constarem indicativos das habilidades (descritores) em que os alunos ainda não demonstraram ter desenvolvido. A proposta contempla a realização de atividades envolvendo Geometria para despertar curiosidade e a vontade de, por meio de desafios, aprender de forma colaborativa e interessante. Como a interatividade atrai os jovens, a Geometria Dinâmica do software GeoGebra pode fazer a ponte entre a teoria e a prática, tornando mais fácil a visualização em múltiplas representações do objeto criado.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7541
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_10917_Alessandra Mathias Lessa_versão final.pdf2.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.