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Título: JUROS POR DENTRO E A MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO
Autor(es): BERTOLI JUNIOR, J.
Orientador: GUIMARAES FILHO, F. F.
Data do documento: 22-Mai-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: BERTOLI JUNIOR, J., JUROS POR DENTRO E A MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO
Resumo: Esta dissertação é um estudo que envolve a Matemática Financeira, dando destaque aos sistemas de financiamento e dos Juros por Dentro, assuntos importantes para o ensino da Matemática, porém pouco explorado ao longo do Ensino Médio nas escolas do Brasil. O objetivo do trabalho é fornecer um material que sirva de auxilio para o professor do ensino básico, no que tange ao desenvolvimento de suas aulas que envolvam os temas da Matemática Financeira, como os sistemas de juros simples e compostos, bem como os sistemas de financiamento SAC e PRICE. Ademais, analisamos como são taxados os encargos dos impostos na conta de luz, no cálculo do ICMS e no sistema de precificação denominado MARKUP, evidenciando o sistema de juros por dentro, tema pouco conhecido até mesmo por estudantes da área. Esta análise é importante não apenas para o ensino da Matemática em si, mas também como informação para a população em geral, já que trata-se de um tema que está inserido no cotidiano das pessoas. Para a elaboração dessa pesquisa, foram consultadas contas de luz da cidade de Vila Velha ES e a cartilha fornecida pela ANEEL, que orienta como deve ser feito o cálculo do valor da conta de luz. Percebemos, ao longo do estudo, que o modo de cálculo por dentro eleva drasticamente o valor pago pelo consumidor, seja da conta de luz ou de algum produto do mercado.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7551
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