Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7552
Título: MÚLTIPLOS APRENDIZADOS NO ENSINO DE FRAÇÕES E NÚMEROS DECIMAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): SUZANO, G.
Orientador: Moacir Rosado Filho
Data do documento: 24-Mai-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: SUZANO, G., MÚLTIPLOS APRENDIZADOS NO ENSINO DE FRAÇÕES E NÚMEROS DECIMAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo: A proposta deste trabalho é fazer o resgate do ensino de fração na Educação Básica. A ideia inicial é fazer um histórico sobre fração e números decimais, identificando quando e como surgiram os primeiros registros e a partir de qual necessidade foram introduzidos nas sociedades. A partir daí, será feita uma apresentação sobre o ensino de fração na atualidade e como estão os índices relativos ao Brasil. Para que se entenda este processo, será apresentado, neste trabalho, um diagnóstico qualitativo feito com professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental (1ª Fase) sobre tempo de atuação, formação em Matemática e formação em frações e decimais, entre outros. Será feita uma análise de questionários específicos, aplicados para alunos de 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental, e da 3ª série do Ensino Médio, com questões específicas de modelos aplicados no SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) com os respectivos descritores dos conteúdos estudados. Em seguida, serão discutidas as respostas dadas pelos alunos. Consta também, neste trabalho, uma proposta de intervenção para o ensino de fração com exercícios e discussões de possíveis soluções para facilitar o aprendizado do conteúdo.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7552
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_12401_DISSERTAÇÃO - VERSÃO FINAL - GEYSON SUZANO.pdf4.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.