Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7565
Título: Matemática Atuarial: Proposta de Material Didático para a Educação de Jovens e Adultos
Autor(es): MUNIZ, R. C.
Orientador: GONCALVES JUNIOR, E.
Data do documento: 24-Mar-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: MUNIZ, R. C., Matemática Atuarial: Proposta de Material Didático para a Educação de Jovens e Adultos
Resumo: A presente pesquisa busca analisar os conteudos do ensino medio ao se tratar de matematica -nanceira e probabilidade na tentativa de compreender a matematica atuarial, alem de compreender sua utilidade no dia-a-dia. Apresentadas por meio de analise de situac~oes cotidianas como calculos de seguros de vida e previd^encia complementar a -m de elaborar material didatico complementar sobre matematica atuarial para a Educac~ao de Jovens e Adultos. Justi-ca-se pela necessidade de contextualizar os conteudos a realidade dos estudantes, principalmente na modalidade EJA por meio da elaborac~ao de material complementar. Baseados em Freitas (2011), Cordeiro Filho (2014), Pacheco (2014) e Freire (2005) a pesquisa se constroi por acreditar que a matematica contribui para o conhecimento cient-co e tambem para o conhecimento emprico, com foco nas experi^encias e relac~oes dos sujeitos. Esta pesquisa proporciona um caminho diferenciado para a abordagem do conteudo da matem atica -nanceira e probabilidade e apresenta aos alunos resultados diferenciados dependendo da sua expectativa de vida, atraves de calculos padronizados, mas de acessvel entendimento por meio de conteudos abordados no Ensino Medio.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7565
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_9784_RODRIGO FINAL.pdf11.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.