Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7588
Título: Produção "in vivo" de Baculovirus spodoptera em Lagartas de Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae)
Autor(es): MACHADO, L. C.
Orientador: SANTOS JUNIOR, H. J. G.
Coorientador: ZAGO, H. B.
Palavras-chave: Controle biológico
Inseticida biológico
Baculoviridae
Data do documento: 18-Jul-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: MACHADO, L. C., Produção "in vivo" de Baculovirus spodoptera em Lagartas de Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae)
Resumo: O canibalismo é um dos principais problemas para biofábricas e laboratórios, pois alguns microrganismos entomopatogênicos como o vírus Spodoptera frugiperda multiple nucleopolyedrovirus (SfMNPV) tem como hospedeiro específico lagartas de S. frugiperda, dificultando a produção massal deste agente biológico in vivo. Desta forma, objetivou-se aperfeiçoar o método de produção in vivo de SfMNPV em lagartas de S. frugiperda baseado na densidade de lagartas e no período de exposição ao vírus. Foram utilizadas lagartas de S. frugiperda com 4 dias de idade inoculando-as em duas densidades (50 lagartas/recipiente e 100 lagartas/recipiente) e cinco períodos de exposição (48, 72, 96, 120 e 144 horas) em dieta artificial contendo a suspensão viral do isolado 6 (1 x 108 OB/mL) de SfMNPV, mantidas a 31 ºC. Para a testemunha a dieta artificial estava isenta de SfMNPV. Assim, 48 horas após a exposição com vírus, os recipientes de ambas densidades foram congelados recolhendo todas as lagartas por repetição e contabilizando, pesando e armazenando-as a 4 °C, para posterior purificação, quantificação de poliedros e cálculos dos parâmetros. O mesmo procedimento foi realizado para cada período de exposição. Os dados foram submetidos a análise de variância ao nível de 5% de probabilidade e para verificar o efeito do período de exposição os dados foram submetidos a análise de regressão. Com base nos parâmetros avaliados, a densidade de 100 lagartas/recipiente no período de exposição de 96 horas é um método indicado para a produção in vivo do isolado 6 de Spodoptera frugiperda multiple nucleopolyedrovirus (SfMNPV) em lagartas de S. frugiperda. Palavras-chave: Controle biológico. Inseticida biológico. Baculoviridae.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7588
Aparece nas coleções:PPGPV - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_9005_Lorena Contarini Machado.pdf987.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.