Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7652
Título: ESTIMAÇÃO DE ALTURA, VOLUME E AFILAMENTO DE ÁRVORES DE EUCALIPTO UTILIZANDO MÁQUINA DE VETOR DE SUPORTE
Autor(es): SOUZA, L. A.
Orientador: MENDONCA, A. R. de
Palavras-chave: 1
Eucalipto
2
Análise de regressão
3
Aprendizado de com
Data do documento: 21-Fev-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: SOUZA, L. A., ESTIMAÇÃO DE ALTURA, VOLUME E AFILAMENTO DE ÁRVORES DE EUCALIPTO UTILIZANDO MÁQUINA DE VETOR DE SUPORTE
Resumo: Diante de restrições no uso de florestas inequiâneas, o investimento em florestas equiâneas tem sido cada vez maior. Isso torna crescente o interesse em estudos buscando maximizar o rendimento em volume de madeira dessas florestas. O crescimento desse setor tem impulsionado a busca por métodos mais acurados na estimação de variáveis dendrométricas a fim de obter estimativas confiáveis a respeito do estoque volumétrico dos povoamentos florestais. Este trabalho teve como objetivo avaliar a exatidão da estimação da altura total, volume e afilamento do fuste de árvores de eucalipto, utilizando Máquina de Vetor de Suporte (MVS). Para a realização deste trabalho, foram utilizados dados provenientes de um povoamento de eucalipto. A base de dados foi dividida, aleatoriamente, em dois grupos: 70% para ajuste dos modelos de regressão e treinamento da MVS e 30% para validação. Foram ajustadas diferentes configurações de MVS e diferentes modelos de regressão. A avaliação dos modelos de regressão e das configurações da MVS foi baseada nas estatísticas: coeficiente de correlação, raiz quadrada do erro quadrático médio e viés. Com base nos resultados obtidos, foi observado que a MVS proporcionou maior exatidão nas estimativas da altura total, volume individual e afilamento do fuste em relação aos modelos clássicos de regressão utilizados. Palavras-chave: Modelos de Regressão, Aprendizagem de Máquinas, Variáveis Dendrométricas.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7652
Aparece nas coleções:PPGCF - Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_10576_Dissertação LUANDSON 2017-Final.pdf37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.