Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7716
Título: PRODUÇÃO de Mucina e Expressão de Hif-1α e Vegf-a em Modelo De câncer Colorretal Induzido em Ratos Suplementados Com Farinha Yacon farinha de Yacon (smallanthus Sonchifolius)
Autor(es): TAMIASSO, N. V.
Orientador: NUNES, L. C.
Palavras-chave: biomarcadores
FOS
glicoproteínas
mucina neutra
neoplasi
Data do documento: 16-Fev-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: TAMIASSO, N. V., PRODUÇÃO de Mucina e Expressão de Hif-1α e Vegf-a em Modelo De câncer Colorretal Induzido em Ratos Suplementados Com Farinha Yacon farinha de Yacon (smallanthus Sonchifolius)
Resumo: Batata yacon (Smallanthus sonchifolius) é um alimento funcional devido a sua capacidade de promover benefícios para a saúde, porém, seus efeitos sobre o câncer colorretal são pouco conhecidos. Assim, objetivou-se avaliar a produção de mucina intestinal e identificar a expressão de fator induzido por hipóxia-1 alfa (HIF- 1α) e fator de crescimento vascular endotelial A (VEGF-A) em modelo experimental de câncer colorretal induzido em ratos suplementados com batata yacon. Quarenta e três ratos foram distribuídos em quatro grupos experimentais: C (não tratado), N (tratado com 1,2-dimetilhidrazina [DMH]), NY (tratado com DMH e farinha de yacon) e Y (tratado com farinha de yacon). A indução neoplásica seguiu protocoloco com uma injeção semanal de DMH durante cinco semanas. Após o período de indução e desenvolvimento neoplásico, as dietas suplementadas com yacon foram fornecidas durante oito semanas após. Amostras intestinais foram coradas com hematoxilina e eosina, ácido periódico de Schiff (PAS) e Alcian Blue e foram submetidas a protocolos imunoistoquímicos com anticorpos anti-HIF-1α e anti-VEGF-A. As lesões encontradas foram linfocitose, hiperplasia linfoide, dilatação glandular, epitélio atípico, displasia, neoplasia benigna e neoplasia maligna. Os animais do grupo N apresentaram redução na produção de mucina neutra e não houve diferença na produção de mucina ácida entre os grupos. Os animais do grupo NY apresentaram redução na expressão de HIF-1α enquanto os grupos Y e NY tiveram expressão de VEGF-A semelhante ao grupo controle. Conclui-se que a suplementação com farinha de yacon aumenta a produção de mucina neutra em animais com câncer colorretal induzido, mas não altera a produção de mucina ácida. Ainda, o consumo de yacon reduz a expressão de HIF-1α e não interfere na expressão de VEGF-A.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7716
Aparece nas coleções:PPGCV - Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_10664_Natalia Viana Tamiasso20170428-82548.pdf2.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.