Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7737
Título: Análise Espacial da Favorabilidade da Ocorrência de Cisticercose Bovina no Estado do Espírito Santo.
Autor(es): AVELAR, B. R.
Orientador: MARTINS, I. V. F.
Data do documento: 30-Jul-2013
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: AVELAR, B. R., Análise Espacial da Favorabilidade da Ocorrência de Cisticercose Bovina no Estado do Espírito Santo.
Resumo: A cisticercose bovina é uma enfermidade parasitaria de caráter zoonótico, com importância econômica, causada pela fase larval da Taenia saginata, o Cysticercus bovis. Objetivou-se com esse trabalho gerar um mapa de favorabilidade de ocorrência da cisticercose bovina no Estado do Espírito Santo. Levantou-se as seguintes variáveis como importantes para a ocorrência da parasitose, por meio de revisão de literatura: esgotamento sanitário inadequado (ESI), população de bovino por município (PBM), uso e ocupação da terra (UOT) e risco de inundação (RI). O banco de dados foi gerado com os dados fornecidos pelo IBGE para o ESI e a PBM. O tratamento dos dados cartográficos foi realizado no programa ArcGIS/ArcINFO 10.1., no qual se gerou um modelo matemático envolvendo as variáveis selecionadas que resultou no mapa de favorabilidade para a ocorrência de cisticercose bovina no Estado. O mapa mostrou que no Estado do Espírito Santo predominam áreas de média favorabilidade para a ocorrência da parasitose, enquanto que as áreas de alta e muito alta favorabilidade não chegam a 12% da área estudada e localizam-se principalmente na região norte no Estado. O uso do SIG auxiliou na identificação dos locais de risco da cisticercose bovina no Estado do Espírito Santo e com isso, medidas mais severas de controle e prevenção da cisticercose bovina devem ser direcionadas nos municípios com áreas de alta e muito alta favorabilidade.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7737
Aparece nas coleções:PPGCV - Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_6709_DISSERTAÇÃO BARBARA.pdf1.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.