Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7741
Título: Uso da Própolis nos Valores de Perfil Metabólico em Ovelhas Sob Diferentes dietas, no Pré e Pós-parto
Autor(es): RODRIGUES, T. F.
Orientador: STRADIOTTI JUNIOR, D.
Coorientador: COSER, A. C.
Palavras-chave: albumina
fase de transição
metabólitos sanguíneos
Data do documento: 25-Jun-2013
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: RODRIGUES, T. F., Uso da Própolis nos Valores de Perfil Metabólico em Ovelhas Sob Diferentes dietas, no Pré e Pós-parto
Resumo: Objetivou-se avaliar a ação da própolis na alimentação de ovelhas nas fases de pré e pós-parto e a resposta animal por meio de concentrações plasmáticas de alguns metabólitos sanguíneos. Foram estudados quatro tratamentos, usando-se 16 animais divididos em quatro grupos. Os tratamentos foram: Controle (TC), dieta controle; Tratamento Flushing (TF), dieta controle mais 300 g de fubá de milho; Tratamento Flushing com nível 1 de própolis (TFP1), dieta controle com flushing e 10 mL de solução alcoólica de própolis/animal/dia; Tratamento Flushing com nível 2 de própolis (TFP2), dieta controle com flushing e 15 mL de solução alcoólica de própolis/animal/dia. Os animais foram mantidos estabulados e alimentados em um período de 37 dias, sendo sete de adaptação à dieta controle e 30 dias de coletas de sangue. A alimentação foi feita duas vezes ao dia, às 7 e 16 horas. As coletas de sangue foram realizadas de três em três dias, sendo uma hora antes do fornecimento da alimentação e uma e três horas após a alimentação. Uréia e proteínas totais não apresentaram variações significativas em relação aos tratamentos. Houve diferença significativa entre os tratamentos para a albumina, dentro do intervalo de normalidade, e de globulinas, cujos valores estavam abaixo dos normais. A enzima Aspartato transaminase (AST) apresentou diferença significativa entre as fases de estudo, pré e pós-parto, contudo dentro do intervalo de normalidade. O extrato de própolis não afetou os valores de uréia e proteínas totais, entretanto, resultou em alterações nos níveis de albumina e globulinas. Palavraschave:
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7741
Aparece nas coleções:PPGCV - Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_6867_DISSERTAÇÃO TATIANA FIOROTTI.pdf712.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.