Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7758
Título: Avaliação de Silagens de Cana de Açúcar In Natura e Com Aditivos, para Alimentação de Ruminantes
Autor(es): RODRIGUES, P. R.
Orientador: DEMINICIS, B. B.
Palavras-chave: composição química
conservação de forragem
ensilagem
esta
Data do documento: 25-Fev-2014
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: RODRIGUES, P. R., Avaliação de Silagens de Cana de Açúcar In Natura e Com Aditivos, para Alimentação de Ruminantes
Resumo: Objetivou-se com o presente estudo verificar a ação de diferentes aditivos sobre a composição química, pH, produção de etanol, teor de Ácidos Graxos Volateis - AGVs, perdas nutricionais durante a fermentação , as alterações nas frações fibrosas, nos teores de carboidratos não fibrosos e totais durante o processo fermentativo das silagens de cana de açúcar com diferentes aditivos. Os tratamentos consistiram em controle (sem aditivo); fubá de milho, a 10% da matéria natural; melaço, a 10% da matéria natural; uréia, a 2% da matéria natural e inoculante microbiano para silagem de cana de açúcar (Lactobacillus plantarum - Kera-Sil®), na proporção de 2g/L de água, utilizando 2 litros da solução por tonelada ensilada. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado com 5 tratamentos e 5 repetições. O tratamento com uréia proporcionou a confecção da melhor silagem, levando em consideração o pH e composição bromatológica quando comparadas às silagens confeccionadas com os outros aditivos testados e a silagem controle. A cana de açúcar ensilada apresentou perda de matéria seca de 5,86% em média, não diferindo quanto aos aditivos utilizados. Houve acréscimo no teor de proteína bruta quando utilizado o aditivo uréia. Não houve diferença entre os tratamentos para perdas de fibra em detergente neutro, nutrientes digestíveis totais e cinzas.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7758
Aparece nas coleções:PPGCV - Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_7424_PATRICIA DO ROSARIO RODRIGUES.pdf533.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.