Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7770
Título: Perfil metabólico e emissão de metano em vacas leiteiras submetidas à sistemas intensivo e extensivo de pastejo.
Autor(es): ALMEIDA, L. C.
Orientador: BARIONI, G.
Palavras-chave: Análise Bromatológica
Metano
Perfil metabólico
Data do documento: 31-Jul-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: ALMEIDA, L. C., Perfil metabólico e emissão de metano em vacas leiteiras submetidas à sistemas intensivo e extensivo de pastejo.
Resumo: O sistema de produção brasileiro se baseia em 97% em sistema extensivo de produção de ruminantes, com produção a pasto. Este tipo de criação resulta em significativa maximização da emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE), principalmente metano, devido a ingestão de alimentos com menor valor nutricional que resultam em menor eficiência alimentar e menor desempenho animal. GEE possuem propriedades físicas de reterem a radiação infravermelha próximo a superfície terrestre, aumentando assim a temperatura média da terra, resultando em eventos climáticos extremos. O uso de sistemas de produção mais eficientes, com utilização de forragens com melhores digestibilidade, tem sido uma das perspectivas mais promissoras na redução GEE pelo setor Agropecuário. A utilização da análise do perfil metabólico (PM) como indicador de produção no ganho de peso e produção de leite, torna-se cada vez utilizado, mas ainda hoje uma correlação entre os padrões de concentração de componentes do sangue com a utilização de energia pelo animal não foi determinada. Perante isto objetiva-se com o presente estudo, correlacionar as concentrações dos componentes bioquímicos do sangue, com a produção de leite e emissão de metano de vacas em lactação. Serão utilizadas 15 vacas (Holandês x Zebu) que terão o seu PM aferido, correlacionados com a emissão individual de metano, composição bromatológica do volumoso consumido e análise dos dados zootécnicos de produção. Espera-se determinar uma correlação entre os padrões de concentração de componentes do sangue com a utilização de energia pelo animal e a emissão de metano pelo mesmo.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7770
Aparece nas coleções:PPGCV - Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_7868_Leonardo Campos Almeida.pdf800.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.