Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7794
Título: Produção, composição química e digestibilidade de capim marandu sob fertilização nitrogenada e orgânica líquida
Autor(es): NEVES, R. G.
Orientador: DEMINICIS, B. B.
Palavras-chave: Brachiaria brizantha
Bromatologia
Substâncias húmicas
Uréia
Data do documento: 2-Jul-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: NEVES, R. G., Produção, composição química e digestibilidade de capim marandu sob fertilização nitrogenada e orgânica líquida
Resumo: As áreas de pastagens se configuram como a maior cultura agrícola dos pais, sendo fonte de alimento quase que exclusivo do rebanho bovino brasileiro, no entanto a forma extrativista de exploração da pecuária vem aumentando as áreas de pastagens, e um dos caminhos para reversão dessa situação, é trabalhar com a reconstituição da fertilidade do solo promovendo também melhorias no valor nutricional destas forrageiras, neste contexto o nitrogênio (N) se destaca por ser um dos principais nutrientes para a intensificação da produtividade das gramíneas forrageiras. Este nutriente promove uma série de alterações fisiológicas influenciando no valor nutricional das mesmas, e consequentemente, na taxa de lotação e produtividade. As substâncias húmicas são os principais componentes da matéria orgânica, sendo responsáveis por vários efeitos benéficos à planta, como maior crescimento vegetal e desenvolvimento do sistema radicular e o seu uso pode ser uma estratégia de recuperação de pastagens. Objetivou-se com este trabalho avaliar a produção, composição química e digestibilidade de Brachiaria brizantha cv. Marandu, submetido a doses de nitrogênio e substâncias húmicas em pastagemcom início de degradação. Foi realizado o teste de doses de nitrogênio e substâncias únicas. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso, em um arranjo experimental 5x4, sendo cinco doses de nitrogênio (0, 50, 100, 200,400 kg N.ha-1), quatro doses de substâncias húmicas (zero; 12,5; 25 e 50% domaterial concentrado), em dois cortes, com 5 repetições. Verificou-se efeito significativo nas doses de Nitrogênio na produção de matéria seca, proteína bruta,sílica, Fibra em detergente neutro (FDN), Fibra em detergente ácido (FDA), edigestibilidade da matéria seca in vitro (DVMS). As doses de substâncias húmicas não influenciaram as variáveis estudadas.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7794
Aparece nas coleções:PPGCV - Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_9121_Rafaela Guerra Neves.pdf812.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.