Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7802
Título: EXTRATOS Vegetais Associados Ou Não a Biofilme no Controle de Rhipicephalus (boophilus) Microplus (canestrini, 1887)
Autor(es): LUNS, D. A. R.
Orientador: QUEIROZ, V. T.
Palavras-chave: Nicotiana tabacum
Melia azedarach
Allium sativum
Data do documento: 25-Fev-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: LUNS, D. A. R., EXTRATOS Vegetais Associados Ou Não a Biofilme no Controle de Rhipicephalus (boophilus) Microplus (canestrini, 1887)
Resumo: O carrapato bovino tem sido responsável por grandes perdas econômicas na pecuária pela transmissão de doenças e redução da produção de carne e leite. Neste contexto, os produtos naturais constituem uma alternativa potencial aos carrapaticidas comerciais quepodem gerar acúmulo no meio ambiente e resíduos nos alimentos. Sendo assim, objetivou-se determinar o teor de fenóis totais e flavonoides totais e avaliar a eficácia carrapaticida de extratos vegetaisassociados ou não a biofilme sobre Rhipicephalus (Boophilus) microplus (CANESTRINI, 1887). As soluções extrativas deCapsicum chinense, Nicotiana tabacum, Chenopoide ambrosioides, Melia azedarach e Allium sativumforam testadas a 15%. A eficácia carrapaticida foi avaliada pela imersão de teleóginas nas soluções extrativas segundo Drummond (1973). O teste foi realizado em triplicata com 10 carrapatos por repetição. As soluções extrativas que apresentaram a maior eficiência carrapaticida foram incorporadas a 5% em soluções filmogênicas e avaliadas no controle, in vitro, de R. microplus utilizando a metodologia supracitada.Os maiores teores de fenóis totais e flavonóides totais foram encontrados nas soluções extrativas preparadas a partir da casca de cinamomo e das folhas de erva-de-santa-maria. As soluções extrativas a 15%com maior eficácia carrapaticida foram as de fumo (89,02%), casca de cinamomo (85,33%) e alho orgânico (58,36%). O biofilme incorporado com extrato de cinamomo a 5% apresentou o maior efeito carrapaticida (76,41%) quando comparado ao biofilme associado aos extratos de fumo (58,31 %), alho (34,16 %) e biofilme não associado (60,86%). Estudos futuros são importantes para determinar o efeito residual do extrato de cinamomo associado ao biofilme para avaliar seu potencial em assegurar a liberação controlada dos princípios ativos desse extrato.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7802
Aparece nas coleções:PPGCV - Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_9382_Darcy Adriann.pdf1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.