Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7808
Título: Selênio como suplemento para bovinos intoxicados cronicamente por Pteridium sp. no Espirito Santo. 2017.
Autor(es): LANNA NETA, A. T.
Orientador: NUNES, L. C.
Palavras-chave: bovino
hematúria enzoótica
selenito de sódio
Data do documento: 9-Jan-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: LANNA NETA, A. T., Selênio como suplemento para bovinos intoxicados cronicamente por Pteridium sp. no Espirito Santo. 2017.
Resumo: Pteridiumsp.(samambaia) é uma planta responsável por diversos quadros de intoxicação em animais e seres humanos. Em bovinos, um dos quadros comuns na região sul do Espírito Santo é a hematúria enzoótica bovina (HEB) que não possui tratamento. Assim, o objetivo do presente trabalho foi determinar os efeitos do selênio associado a vitamina E como suplemento em animais intoxicados cronicamente pelo Pteridium sp. Foram selecionados 21 animais intoxicados cronicamente pela planta e com HEB. Os animais foram examinados clinicamente e foi realizada a coleta da urina para a confirmação da hematúria. O delineamento experimental foi feito em quatro grupos divididos ao acaso (controle soro fisiológico; tratamento 1 0,05 mg/Kg do suplemento;tratamento20,10mg/Kgdosuplemento;tratamento30,20mg/Kgdo suplemento). Foi feita a suplementação parenteral, via intramuscular, uma vez por semana, durante 13 semanas. Quinzenalmente os animais foram avaliados clinicamente e foram coletadas amostras de sangue para dosagem do selêniosérico. A análise de selênio foi feita nos momentos inicial, antes da suplementação com selênio (M0), após quatro semanas de tratamento (M4), após oito semanas (M8) e após 12 semanas (M12), pelo método de espectrofotometria de absorção atômica. Utilizou-seaanálisedevariância(ANOVA)seguidadotestedeTukeya5%.Verificou-se que houve maior ganho de peso dos animais tratados com selênio em relação ao grupocontrolee,também,entreosgrupos.Aintensidadedahematúriareduziuapartir da sexta semana e houve diferença significativa entre os grupos tratados e o grupo controle, assim como entre os grupos. Houve diferença significativa da concentração sérica de selênio entre os tratamentos. Assim, conclui-se que o selênio associado a vitaminaEcomosuplementoparabovinosintoxicadoscronicamenteporPteridiumsp. no Espirito Santo com quadro de HEB teve efeito dose dependente sobre a melhora doquadroclínicocausandoreduçãodaintensidadedehematúriaeaumentodoganho de peso
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7808
Aparece nas coleções:PPGCV - Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_9923_ALDA TRIVELLATO LANNA NETA.pdf680.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.