Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7811
Título: Efeito do 1,8-cineol, citral, eugenol e óleo de mamona (Ricinus communis) na reprodução de Rhipicephalus (Boophilus) microplus(Canestrini, 1888) (Acari: Ixodidae)
Autor(es): CAMPOS, N. C.
Orientador: QUEIROZ, V. T.
Coorientador: NUNES, E.T.
Palavras-chave: carrapato do boi
controle alternativo
ovário
Data do documento: 28-Fev-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: CAMPOS, N. C., Efeito do 1,8-cineol, citral, eugenol e óleo de mamona (Ricinus communis) na reprodução de Rhipicephalus (Boophilus) microplus(Canestrini, 1888) (Acari: Ixodidae)
Resumo: O desenvolvimento de resistência de Rhipicephalus (Boophilus) microplus a acaricidas comerciais vem sendo relatado desde a década de 40. Sendo assim, trabalhos de pesquisas com óleos essenciais e fixos têm sido desenvolvidos visando encontrar alternativas ao controle químico desta espécie de carrapato. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de formulações contendo 1,8-cineol, citral, eugenol e óleo de mamona (Ricinus communis) sobre a reprodução de R. (B.) microplus. Grupos contendo 10 parasitas foram tratados com emulsões desses óleos em DMSO associado a Tween 80® ou éter lauril sulfato. A eficácia carrapaticida foi avaliada pelo teste de imersão de fêmeas. Para a análise dos efeitos teciduais, as fêmeas tiveram os ovários dissecados, fixados e submetidos à rotina histológica. O 1,8-cineol, citral e eugenol 1% (m/v) e óleo de mamona em 0,3% (m/v) apresentaram valores de eficácia de 29%; 11,6% e 9,8%, respectivamente. O efeito dos solubilizantes (DMSO associado com Tween 80® ou éter lauril sulfato) foi avaliado para o 1,8-cineol (10% (m/v)) e óleo de mamona em 0,3% (m/v), de forma isolada e associada. Os valores de eficácia observados para o 1,8-cineol isolado (92,8%) e associado ao óleo de mamona (94,1%) foram superiores quando as emulsões foram preparadas utilizando o éter lauril sulfato como solubilizante. Alterações morfológicas nos ovócitos em diferentes estágios de desenvolvimento (I-V), bem como nas células do pedicelo, foram observadas tanto nas fêmeas tratadas com óleo de mamona (0,3% (m/v)) como naquelas com 1,8-cineol (10% (m/v)), sendo verificados efeitos mais intensos quando ambos estavam em associação. A formulação de 1,8-cineol (10% (m/v)) associada ao óleo de mamona (0,3% (m/v)) em éter lauril sulfato (2% (m/v)) demonstrou-se promissora no controle reprodutivo de R. (B.) microplus. Espera-se que os resultados obtidos possam nortear projetos futuros, em consonância com o bem-estar animal, visando o desenvolvimento de alternativas ao controle de carrapatos com produtos comerciais.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7811
Aparece nas coleções:PPGCV - Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_9931_NAYARA CAMATTA CAMPOS.pdf1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.