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Título: Efeitos do sulfato de magnésio intracerebroventricular nas crises convulsivas induzidas pelo pentilenotetrazol em ratos
Autor(es): Oliveira, Luziene Dalmaschio Biasutti de
Orientador: Palacios, Ester Miyuki Nakamura
Coorientador: Futuro Neto, Henrique de Azevedo
Data do documento: 28-Abr-2006
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: OLIVEIRA, Luziene Dalmaschio Biasutti de. Efeitos do sulfato de magnésio intracerebroventricular nas crises convulsivas induzidas pelo pentilenotetrazol em ratos. 2006. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Fisiológicas) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2006.
Resumo: Déficits neuropsicológicos já foram demonstrados no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e usualmente estão associados a prejuízos acadêmicos e nos relacionamentos sociais. Este estudo investigou o efeito do tratamento por doze meses do metilfenidato (MFD) em crianças e adolescentes com TDAH em uma bateria neuropsicológica para avaliar o nível intelectual, desempenho escolar, e, sobretudo as funções frontais. Setenta crianças e adolescentes (7 a 14 anos), de ambos os sexos, procedentes de serviços de atendimento público ou privado e de escolas públicas ou privadas, triados através da Escala de Swanson, Nolan and Pelham (SNAP IV) e Escala Abreviada de Conners, e com diagnóstico de TDAH pelo DSM-IV, foram submetidos à avaliação neuropsicológica antes e após 6 e 12 meses de tratamento com MFD. Um grupo controle (n = 39) foi pareado por idade, escolaridade, classe socioeconômica e desenvolvimento puberal. A bateria neuropsicológica consistiu de: (1) Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (eficiência intelectual); (2) Teste de Desempenho Escolar (TDE); (3) Teste de Repetição de Dígitos ordem direta e inversa;(4) Teste de Códigos B (WISC III); (5) Teste de substituição símbolo/dígitos; (6) Blocos de Corsi ordem direta e inversa; (7) Teste de Construção de Trilhas A e B; (8) Teste de Cartões de Wisconsin, (9) Teste de pseudopalavras para crianças brasileiras (BCPR); (10) Teste de Cancelamento d2; (11) TAVIS-3R; (12) Lista de Palavras. Na aplicação das escalas de Conners (fator hiperatividade) e SNAP-IV (sub-escalas desatenção e hiperatividade), foi observado que estas escalas são satisfatórias para a percepção das manifestações, especialmente pelos pais, e principalmente para os sintomas de hiperatividade e impulsividade, não sendo muito eficazes na detecção da desatenção. Houve, contudo, correlação positiva significativa entre os resultados dos pais e professores na escala de Conners, mas não para a escala SNAP-IV. Na comparação entre os grupos, o grupo TDAH apresentou déficits nas habilidades de leitura, escrita e aritmética comparado ao controle. Na avaliação neuropsicológica o grupo TDAH apresentou déficits de atenção seletiva, sustentada e alternada, déficits de funções executivas, memória operacional e comprometimento das memórias de curto e longo prazo comparado ao controle. Desta forma, o comprometimento do rendimento escolar poderia ser secundário às disfunções cognitivas observadas. No grupo TDAH o tratamento com o metilfenidato (MFD) foi iniciado após a primeira avaliação
Almost all of antiepileptic drugs currently in use act through an influence in gabaergic neurotransmission or by means of ion channels mechanisms. There are, however, only few agents acting at glutamatergic neurotransmission. The magnesium sulfate (MgSO4) has been used for many years in the prevention of seizures in eclampsia, a specific disease of pregnancy manifested by hypertension, proteinuria and seizures or even coma. This compound probably acts through a non-competitive antagonism of Mg2+ at NMDA (N-Methyl-D-aspartate) receptors. The present study examined the effects of MgSO4 administered intracerebroventricularly (icv) at different doses (32, 100 and 320 µg) on different types of seizures induced by pentylenotetrazole (PTZ) administered intraperitoneally in rats. Behavioral responses after PTZ administration were observed and registered by two experimenters.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7939
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