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Título: Análise do tratamento endodôntico "in vitro", realizado pelos alunos da disciplina de endodontia I da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo, utilizando-se a técnica de diafanização
Autor(es): Dessaune Neto, Nilton
Orientador: Azeredo, Rogério Albuquerque
Coorientador: Pereira, Rosana de Souza
Data do documento: 18-Mar-2011
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: DESSAUNE NETO, Nilton; PEREIRA, Rosana de Souza. Análise do tratamento endodôntico 'in vitro', realizado pelos alunos da disciplina de endodontia I da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo, utilizando-se a técnica de diafanização. 2011. 76 f. Dissertação (Mestrado em Clínica Odontológica) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências da Saúde.
Resumo: O primeiro contato dos acadêmicos do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo com a Endodontia ocorre no quinto período do curso na Disciplina de Endodontia I. Nele, os acadêmicos conhecem os princípios que permeiam a Endodontia: morfologia, acesso coronário, técnicas de formatação do sistema de canais radiculares, desinfecção e a obturação desse sistema. O aprendizado ocorre em dentes extraídos nos laboratórios da faculdade e precede o contato com a clínica endodôntica na Disciplina de Endodontia II no período seguinte. O objetivo desta pesquisa foi, através dos dentes tratados pelos acadêmicos, analisar pela técnica de diafanização a qualidade dos tratamentos endodônticos, a técnica de instrumentação que apresentou o melhor resultado, a eficácia da radiografia como método de avaliação final do tratamento endodôntico e se os acadêmicos detêm os conhecimentos necessários para tratar endodonticamente pacientes in vivo. Foi utilizado o Teste Binomial não paramétrico. Os resultados demonstram que a obturação dos condutos foi considerada satisfatória em 67% das amostras e considerada insatisfatória em 33%, com significância estatística de 0,014 (p<0,05). Concluiu-se que os alunos estão assimilando os conhecimentos na Disciplina, porém, é necessário um maior tempo para execução da prática laboratorial aprimorando o tratamento principalmente em dentes com variações anatômicas. A radiografia revelou-se falha para a avaliação final de dentes tratados in vitro. A diafanização mostrou-se uma técnica de visualização da anatomia interna e do tratamento endodôntico acessível e imprescindível para a evolução do ensino, avaliando as falhas e reparando-as, além de contribuir para tornar o acadêmico mais completo e seguro para executar com excelência os procedimentos endodônticos clínicos na Disciplina de Endodontia II. Palavras chave: Diafanização, Dentes Humanos, Tratamento Endodôntico.
The aim of this study was to evaluate, using the clearifying technique, the quality in vitro of the root canal therapy of teeth prepared by students of the Endodontic Class from the fifth period of the Dentistry Course. There, the students learn all the subjects involving the root canal therapy: morphology, coronary access, instrumentation techniques, disinfection and obturation. They work in extracted teeth in the University laboratories before going to clinics in the next period. This research, also aims for the evaluation of the instrumentation technique with the best results, the efficacy of the X ray as a method to evaluate the result of the treatment and if the students are prepared to clinical treatment. The Binomial Test was used to statistics. The results showed that the formatting of the root canal system was satisfactory with 67% of positive results and 33% of negative results, and with significant statistics (0,014) (p < 0,05). The conclusion of this research was that the students learned the contents of the discipline and are capable to do the root canal therapy in vivo in the sixth period, although it is necessary more practical time in the in vitro treatment to increase the accuracy of the root canal therapy. The X ray was not a good way to show the students the result of the treatment. Although the clearifying technique was an excellent method of learning the anatomy and the in vitro root canal therapy, being necessary to improve the clinical knowledge of the students.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8152
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