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Título: A integração ensino/serviço público em odontologia e a percepção de profissionais atuantes no município de Vitória/ES
Autor(es): Faé, Jeusa Maria
Orientador: Pacheco, Karina Tonini dos Santos
Data do documento: 9-Dez-2014
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: FAÉ, Jeusa Maria. A integração ensino/serviço público em odontologia e a percepção de profissionais atuantes no município de Vitória/ES. 2014. 84 f. Dissertação (Mestrado em Clínica Odontológica) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências da Saúde.
Resumo: A integração ensino-serviço, na perspectiva de um processo de reflexão das práticas curriculares, possibilita melhor atender e aproximar a Universidade e a realidade do serviço de saúde. Objetivo: O objetivo deste estudo foi discutir os aspectos da integração ensino-serviço no Brasil e analisar a percepção dos cirurgiões-dentistas preceptores e gestores do serviço público sobre essa integração. Metodologia: Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa. Primeiramente foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados Scielo, Lilacs e Bireme, utilizando as palavras-chave: Integração ensino-serviço; Estágio curricular; Odontologia; Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde; PET-Saúde; Atenção Primária à Saúde; Práticas profissionais. Além disso, utilizaram-se roteiros-guia para entrevistas com gestores e todos os cirurgiões-dentistas preceptores do Programa de Educação pelo Trabalho Saúde (PET Saúde) e do Estágio Extramuro em Promoção de Saúde II do curso de Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo, nos anos de 2010-2012. As entrevistas versaram sobre os temas: Organização do estágio, dificuldades encontradas, Relação entre aluno e preceptor e contribuições do estágio para o processo de trabalho. Para a análise de dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo proposta Bardin. A análise revelou quatro categorias: ensino-aprendizagem, contribuições para o ensino, relação interpessoal e formação profissional. Resultados: Os profissionais perceberam como satisfatória a integração ensino-serviço e destacaram a troca de experiências entre profissionais e acadêmicos como aspecto relevante. Também relataram que há enriquecimento da formação acadêmica dos futuros cirurgiões-dentistas, pela vivência prática da realidade no campo de estágio, estímulo à produtividade em áreas carentes, como atividades educativas, e boa aceitabilidade por parte dos usuários. Declararam, no entanto, que existem limitações, como as relacionadas à infraestrutura e sobrecarga do profissional. Conclusão: A percepção da integração ensino-serviço é satisfatória para os profissionais, que destacaram a troca de experiência como aspecto relevante, melhoria na formação acadêmica, boa aceitabilidade dos usuários e benefício para o serviço. Algumas limitações como infraestrutura e sobrecarga de trabalho do preceptor, foram encontradas e existindo muitos desafios a serem superados. Palavras-Chave: Sistema Único de Saúde; Saúde Pública; Serviços de Integração Docente-Assistencial; Odontologia.
The teaching/service integration in terms of a process of reorientation of practices in service, alows better serve the bring the University of reality of the health service. Objective: The aim of this study was to discuss aspects of the teaching/service integration Dentistry in Brazil and analyze the perceptions of managers and preceptors dentists about the teaching/service integration. Methods: This is a qualitative study in which was conducted a literature review from literature survey in the databases of the Scientific Electronic Library Online (SciELO) and LILACS, using keywords: Teaching/Service integration; Curricular training; Dentistry; Education Program for Health at Work; PET-Health; Primary health care; Professional practices. In addition, was used a guide script for four managers and another for seven preceptors of Work Health Education Program (2010-2012) and of Extramuro Intership in Health Promotion II (2012) in the course of Dentistry of the Federal University of Espirito Santo. For data analysis, was used The Thematic Content Analysis proposed by Bardin that revealed four categories: teaching and learning, contributions to the service, interpersonal relation and professional formation. Results: Professionals noticed as satisfactory teachingservice integration and highlighted the exchange of experiences between professionals and academics as an important aspect. Also reported that there is enrichment of the academic training of future dentists, practice experience of reality in the training field, stimulate productivity in underserved areas, such as educational activities, and good acceptance by users. Stated, however, that there are limitations, such as those related to infrastructure and overhead professional. Conclusions: The study allowed from the perception of professional participants and the literature, the teaching-service integration is seen as a driver for change processes in the formation, and that the UHS is a privileged and fundamental space for such training and knowledge exchange.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8183
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